Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Secti e PCT Guamá lançam programa pioneiro de software



Secti e PCT Guamá lançam programa pioneiro de software

 

Reduzir o atraso quanto ao desenvolvimento da indústria de software no Estado do Pará. Esse é o objetivo do Programa de Qualificação de Empresas Paraenses de Software, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação  (Secti) em parceria com o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá). A iniciativa pioneira busca certificar empresas paraenses ligadas ao desenvolvimento de sistemas dentro dos parâmetros estabelecidos pelo programa Melhoria de Processo de Software Brasileiro (MPS.BR) .

O custo da certificação de uma empresa pode ser de até R$ 50 mil, oneroso para empresas de micro, pequeno e médio porte. O Governo do Estado, por meio da Secti, subsidiará parte da certificação das empresas selecionadas via edital. Segundo o titular da Secti, Alex Fiúza de Mello, o investimento no setor é estratégico para o desenvolvimento de outros setores da economia paraense. “Investir no desenvolvimento de software e reduzir a defasagem da região Norte no setor é uma questão de Estado”, destaca o secretário.

Em todo o país, 343 empresas já foram certificadas pelo MPS.BR. Na região Norte, apenas sete empresas têm o selo do programa, o que, de acordo com o coordenador do Programa, Rodrigo Quites, é muito pouco se comparado às outras regiões. “Ao serem certificadas, as empresas paraenses melhorarão seus produtos e processos e se tornarão mais competitivas no mercado nacional”, ressalta o coordenador.

Rodrigo Quites explica que, hoje, grande parte das empresas paraenses de software atende por encomenda. Elas produzem sistemas para áreas distintas como indústria da mineração, educação e demandas administrativas em geral. Com a certificação, estas empresas poderão alcançar novos mercados ao se tornarem aptas a desenvolverem suas próprias linhas de produtos.

Outra perspectiva é a de que o investimento no setor possa contribuir para a geração de empregos, por meio da fixação de mão-de-obra especializada no Estado, tendo em vista que o mercado local não absorve os profissionais paraenses voltados ao desenvolvimento de software. O edital para seleção de empresas paraenses a serem certificadas está previsto para ser  lançado em julho de 2012.

Texto: Ana Carolina Pimenta – Ascom Secti

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados