Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Mostra Camillo Vianna de Ciência e Cultura será aberta nesta terça-feira

 

 

Mostra Camillo Vianna de Ciência e Cultura será aberta nesta terça-feira

 
O paraense Camillo Vianna, que durante décadas atuou em diversas questões ambientais em defesa da Amazônia e respeito aos povos da região, é o homenageado deste ano da Mostra de Ciência e Cultura, promovida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). A Mostra será aberta, com homenagem ao ambientalista, nesta terça-feira (10/4), às 18h, no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).

 A Mostra percorre escolas de Ensino Fundamental e Médio da rede pública estadual na capital e no interior e todo ano ganha o nome de uma personalidade da área científica ou educacional com atuação de destaque no Pará. “É importante que as crianças e jovens de todo o Pará, e não só da capital, tenham contato com a produção de ciência e tecnologia (C&T) das nossas instituições de ensino e pesquisa. Esperamos, com isso, estimular a valorização do saber e, quem sabe, despertar o interesse em futuros profissionais da ciência”, comenta Tatiana Ferreira, coordenadora de Difusão e Popularização de C&T da Secti.

 Na solenidade de abertura da Mostra será apresentado um vídeo que deixa claro que o pensamento de Camillo continua atual. “Ele não trata os problemas ecológicos de forma desvinculada das questões sociais. Muito pelo contrário, deixa claro que as soluções para a crise ambiental, em nível regional, precisam incorporar o homem que vive na Amazônia e sua cultura”, destaca Tatiana. A sobrinha de Camillo, Noemi Viana, falará sobre a vida e obra do ambientalista e, posteriormente, o próprio homenageado fará o seu pronunciamento. Uma apresentação com o grupo de choro Clave da Lua, da Fundação Carlos Gomes, encerra a programação de abertura.

 Desde sua concepção, a Mostra de Ciência e Cultura vem integrando ações que visem à popularização da ciência e da tecnologia. Como parte integrante da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo tema é “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”, em 2012, a Mostra pretende, também, chamar a atenção para a importância da preservação ambiental.

 Dentre as atividades promovidas pelos parceiros da Mostra que incentivam essa consciência estão o Programa Natureza, uma espécie de programa de auditório interativo com temática sobre o meio ambiente, oficinas sobre reciclagem e construção de uma horta suspensa caseira, além de palestras na área de educação ambiental. 

Calendário – Em abril, a Mostra Camillo Vianna chegará a Soure, no Arquipélago do Marajó, nos dias 12 e 13, e a Terra Alta, no nordeste paraense, em 26 e 27. Em maio, serão contemplados Capanema, nos dias 10 e 11, e Paragominas, em 14 e 15. A programação do primeiro semestre encerra em junho, quando a Mostra será realizada nos municípios de Moju, nos dias 14 e 15, e Abaetetuba, em 28 e 29.

 As mostras são viabilizadas com o apoio de instituições de pesquisa, além de organizações governamentais e não-governamentais como a Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Escola de Educação Tecnológica do Estado do Pará (Etepa/Salvaterra), Parque de Ciências, Associação Agroecológica IARA, Fundação Carlos Gomes (FCG), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-Amazônia Oriental).

 
Serviço
Abertura da Mostra Camillo Vianna de Ciência e Cultura
Data: 10/04/2012. Horário: 18h. Local: Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira – Parque Zoobotânico do Museu Goeldi (entrada pela Av. Magalhães Barata).

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados