Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

PCT Guamá participará de missão técnica na Europa


 

 

Instituições de ciência, tecnologia e inovação de nove estados brasileiros iniciam na próxima segunda-feira (20) uma missão técnica de 11 dias por quatro países europeus para conhecer parques tecnológicos e buscar parcerias para internacionalizar projetos e empresas de inovação do país. Promovida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) em parceria com a European Business & Innovation Center Network (EBN), a missão técnica internacional inicia o roteiro pela Bélgica (passando pelas cidades de Bruxelas, Solvey e Namur), Holanda (Antuérpia e Eindhoven) e Inglaterra (Londres). Na segunda etapa da missão, entre os dias 29 e 31 de maio, o grupo segue a Irlanda para participar do 22º Congresso da EBN, na cidade de Londonderry.

Para os parques tecnológicos, será a oportunidade de apresentação destes ambientes de inovação brasileiros aos habitats de inovação dos países europeus a serem visitados. Para o diretor-presidente do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), Antônio Abelém, o objetivo é: “aumentar a visibilidade do parque, estabelecer parcerias e cooperações para ofertar intercâmbios e apoiar a internacionalização de nossas empresas”. Rui Jung Neto, administrador do TECNOPUC (RS), espera comparar experiências de gestão: “centros como Warwick e Cambridge são unidades com PCTs muito semelhantes ao nosso modelo”.

A visita à sede da EBN, em Bruxelas, tem um interesse especial por parte dos visitantes. Na opinião de Athos Ribeiro, da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), será uma oportunidade para intercambiar vivências no setor. “Queremos conhecer as experiências locais sobre boas práticas de gestão e apoio a habitats de inovação e extensão tecnológicas”, comenta.

Sílvia Uchôa, coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Alagoas, está levando material sobre as empresas incubadas e espera buscar parcerias na área de tecnologia da informação e comunicação e biotecnologia:  “além dos centros de inovação, temos interesse na programação sobre inovação digital no Congresso.”

A Secretaria de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais tem um interesse especial nos ambientes de inovação belgas como o Maison de l’Entreprise, Capinnove e Innotek, “pela interação empresa-universidade, a captação de recursos e a transferência de tecnologia”, lista Solange Busek, da Superintendência de Ciência e Tecnologia.

Também farão parte da missão representantes do Sebrae/SP, CNPq, as Universidades Federais do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Alagoas (UFAL), Instituto Cristiano Becker (RS), Centro de Inovação de Maringá (PR), os parques tecnológicos de Campina Grande (PB) e a Incubadora MIDI Tecnológico (SC).

Rede – Sediado na capital paraense, Belém, o PCT Guamá é um dos três polos tecnológicos estratégicos para o processo de um novo modelo de desenvolvimento para o estado do Pará, pautado por uma economia verde de forte base tecnológica e inovadora. Tem as áreas de Biotecnologia, Tecnologia da Informação e Comunicação, Energia, Tecnologia Ambiental e Tecnologia Mineral como prioritárias para negócios e pesquisas de base tecnológica.

A gestão do PCT Guamá cabe à Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, por meio de convênio entre a Universidade Federal do Pará (UFPA), Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e conta ainda com aporte financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (SEBRAE-PA), do Museu Paraense Emilio Goeldi, da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) e da Secretaria de Estado, Indústria, Comércio e Mineração (Seicom).

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Anprotec.

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados