Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Arena de Inovação em Biodiversidade aproxima empreendedores de pesquisadores no PCT Guamá


Arena de Inovação em Biodiversidade aproxima empreendedores de pesquisadores no PCT Guamá

A partir da temática Biodiversidade, associada às áreas de Biotecnologia e Tecnologia Ambiental, o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) realizou na manhã desta terça-feira a terceira edição do evento Arena de Inovação, envolvendo empreendedores, pesquisadores e consultores que desenvolvem trabalhos nestas áreas de conhecimento. O plantio de mudas de Ucuúba e de Ipê Amarelo em área externa do parque tecnológico paraense abriu o evento em referência também à Semana do Meio Ambiente.

A proposta do encontro foi apresentar, em linhas gerais, o atual status dos trabalhos dos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento (P&D) que atuam nas áreas de biodiversidade, biotecnologia e tecnologia ambiental e promover uma interface inicial destes ambientes de inovação, intermediada pelo PCT Guamá, com empresas de base tecnológica e indústrias que demandam e prestam soluções ao setor. “O tema Biodiversidade, associado à Biotecnologia e Tecnologia Ambiental, foi escolhido por conta do número considerável de demandas tecnológicas do setor produtivo cadastradas na ação I Conect, durante XI Feira da Indústria do Pará no último mês de maio, e aproveita o contexto da Semana do Meio Ambiente”, comentou Antônio Abelém, diretor-presidente do PCT Guamá.

Participaram da Arena de Inovação em Biodiversidade, além do diretor-presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém; o pesquisador Julio Pieckzarca, do Centro de Estudos Avançados em Biodiversidade (CEABIO); o pesquisador Rui Guilherme Cavaleiro de Macedo, diretor da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFPA (FAESA), o Dr. Ekkehard Guhtjahr, do empreendimento Amazon Oil; o pesquisador empreendedor Carlomagno Bahia, da Amazon Biotech, cuja empresa está na Incubadora da UFPA.

O evento também contou com relatos das empresárias Fátima Chamma, da Chamma da Amazônia, e Fernanda Stefani, da 100% Amazônia; do pesquisador José Roberto Zamian, do Laboratório de Pesquisa e Análise de Combustíveis da UFPA; e do empreendedor da área de agroindústria Marcelo Arrifano. Os participantes trocaram experiências sobre os trabalhos que desenvolvem à frente de suas instituições e empresas e sinalizaram parcerias, que terão em comum a aplicação da biodiversidade, da biotecnologia e da tecnologia ambiental em iniciativas e projetos que agregam valor a este importante patrimônio natural da região amazônica.

Interface – Na ocasião, o diretor-presidente do PCT Guamá, falou sobre as iniciativas de apoio do PCT Guamá para viabilizar a interface entre o setor produtivo, empresas de base tecnológica e laboratórios de P&D, que são a rede social I Conect, que reúne mais de 100 conexões entre perfis que demandam serviços e os que oferecem soluções; e a agência de negócios PCT Business, por meio da qual serão prestadas consultorias em gestão de inovação para negócios em diferentes ciclos de desenvolvimento (desde a ideia até a consolidação da empresa). “Este encontro tem o objetivo de lançar presencialmente novos desafios tecnológicos e propostas de soluções nas áreas de biodiversidade, biotecnologia e tecnologia ambiental. O PCT Guamá também aproveita para apresentar as oportunidades de parcerias de cooperações técnicas internacionais com parques de Bruxelas e Espanha, por exemplo, articuladas na missão técnica a ambientes de inovação europeus que o parque paraense participou no último mês de maio. Ao longo deste ano, realizaremos ainda Arenas de Inovação nas demais áreas prioritárias de atuação do PCT Guamá (TIC, Energia e Tecnologia Mineral)”, conclui Abelém.

Parcerias – O PCT Guamá tem gestão da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, por meio de um convênio entre Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a UFPA e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), e conta com aporte financeiro da Secti, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobrás/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (SEBRAE-PA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Museu Paraense Emílio Goeldi, da Agência de Inovação da UFPA (Universitec/UFPA), do Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) e da Secretaria de Estado, Indústria, Comércio e Mineração (Seicom).

Texto: Solange Campos – Assessoria de Comunicação e Marketing do PCT Guamá

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados