Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

I Caminhada Ecológica reúne residentes e comunidades do entorno do PCT Guamá


 

I Caminhada Ecológica reúne residentes e comunidades do entorno do PCT Guamá

 

Engajados em manter um relacionamento mais próximo com a natureza, equipes do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Paisagismo da Universidade Federal do Pará (UFPA), Espaço ITEC Cidadão-UFPA e comunidades dos bairros da Terra Firme e Guamá, no entorno do PCT Guamá, percorreram as vias do parque paraense na manhã desta terça-feira (24/6) para conhecer mais sobre o papel do parque tecnológico e das propostas de preservação da área verde deste ambiente de inovação (foto abaixo).

 

 

A I Caminhada Ecológica do PCT Guamá envolveu famílias que caminham diariamente no parque paraense e as equipes de instituições parceiras e residentes no primeiro parque tecnológico em operação na Amazônia (fotos acima e abaixo). “Esta ação de cidadania e cuidado com o meio ambiente é uma dinâmica de aproximação com as comunidades próximas do PCT Guamá, que acreditamos ser importante para conscientizarmos sobre o papel de todos nós de manter o melhor relacionamento com a natureza que cerca este ambiente de inovação e que também faz parte do cotidiano de vocês, que caminham diariamente por aqui.  Também é mais uma iniciativa de apresentar o PCT Guamá como uma iniciativa de desenvolvimento econômico sustentável para o estado do Pará”, comentou Antônio Abelém.

 

 

Ao longo da caminhada, iniciada no Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon) e estendida até o INPE (fotos acima e abaixo), os participantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre os empreendimentos já implantados e em construção no parque paraense e sobre algumas espécies florestais presentes nas áreas de preservação ambiental do Parque. “Acho louvável iniciativas como esta. É preciso ter esse comprometimento ao longo da evolução e construção do PCT Guamá.  Caminhadas como a de hoje são práticas de olhar o ambiente que permitem uma observação mais cuidadosa das áreas verdes e devem ser uma dinâmica do Parque”, declarou Gina Barbosa Calzavara, coordenadora do Espaço ITEC Cidadão-UFPA.  

 

 

No percurso próximo ao pórtico principal de entrada do Parque, os participantes da caminhada plantaram 21 mudas de açaí (11) e bacaba (10) no canteiro central  (fotos abaixo). “Esta caminhada foi uma boa iniciativa para integrar quem já faz atividades físicas todo dia no PCT Guamá. Também é um momento para fortalecer nosso contato com a natureza”, disse  Antônio Barros,  que vive no bairro do Guamá.  João Tavares, do bairro da Terra Firme, trouxe a família e considerou a caminhada uma oportunidade para ter mais informações sobre o parque paraense. “Não tinha detalhes sobre esta iniciativa, gostei muito de conhecer melhor o empreendimento, importante para o desenvolvimento do nosso estado e agora vou repassar estas informações para outras pessoas da comunidade que também ainda não conhecem o PCT Guamá”, relatou.

 

 

 

Rede – Primeiro parque tecnológico em operação na Amazônia, o PCT Guamá tem gestão da Fundação Guamá, por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a UFPA e a UFRA e conta com aporte financeiro da Secti, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa).

Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Banco da Amazônia, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), do Centro Internacional de Negócios-Fiepa, da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), do programa  Rede de Desenvolvimento de Fornecedores do Pará, do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) e do Museu Paraense Emílio Goeldi.  

 

Texto: Solange Campos – Ascom PCT Guamá

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados