Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Lab Business é apresentado na Arena de Serviços em P,D&I




Lab Business é apresentado na Arena de Serviços em P,D&I

 

 

As possibilidades de desenvolvimento de modelos, metodologias e tecnologias organizacionais de gestão customizadas para os laboratórios, institutos e centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação residentes no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) foram apresentadas, na manhã da última quarta-feira (10/12), na Arena de Serviços em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I), organizada pelo PCT Guamá no auditório do Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon).

 

O encontro, conduzido pelo diretor-presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém (foto acima); pelo diretor administrativo-financeiro, Márcio Roberto do Carmo Pereira; e pela consultora jurídica Mônica Caetano Braga, reuniu coordenadores de laboratórios, institutos e centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação residentes neste parque tecnológico.

Alinhada às estratégias da unidade de negócios Guamá Business, que visa potencializar a gestão dos negócios inovadores presentes no PCT Guamá, foi apresentada o LabBusiness, iniciativa que busca criar um ambiente profissional de negócios para os laboratórios de P,D&I instalados no parque. “Com esta iniciativa, propomos apoiá-los, por meio de consultorias em frentes técnicas e jurídicas, nas questões que envolvem a prestação de serviços”, declarou Antônio Abelém. A estrutura e a dinâmica do Lab Business foram apresentadas por Márcio Roberto do Carmo Pereira (foto abaixo), que destacou a importância do trabalho em grupo das equipes dos laboratórios, institutos e centros de P,D&I. “A participação efetiva das equipes será fundamental para este trabalho, que visa contribuir para viabilizar a alta qualidade nos serviços e a competitividade destes laboratórios”, destacou.


 

Entre os objetivos do LabBusiness estão a promoção da transferência de tecnologia e inovação aos clientes/empresas; a criação de um sistema de precificação e cobrança, assim como mecanismos de recebimento de pagamento e a adequação administrativa e jurídica a legislações que apoiam à prestação de serviços de laboratórios às empresas. “Estamos planejando a realização de workshops para compartilhar com vocês o conhecimento jurídico necessário para apoiar a melhor condução dos trabalhos na área de prestação de serviços em P,D&I”, mencionou Mônica Braga (foto abaixo).Ao final do encontro, os participantes receberam um breve questionário que visa captar as principais demandas jurídicas dos laboratórios, institutos e centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação residentes neste parque tecnológico, que embasará o plano de trabalho do Lab Business, visando atender de maneira assertiva as necessidades prioritárias destes ambientes de P,D&I.  

 


Rede – Em operação desde 2010, o PCT Guamá já envolve 15 laboratórios, centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento com expertises nas áreas de energia, biotecnologia, tecnologia ambiental, tecnologia da informação e comunicação, tecnologia mineral e desenvolvimento sustentável. Estes ambientes de inovação tecnológica estão vinculados à Universidade Federal do Pará (UFPA), à Embrapa Amazônia Oriental, ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Pará (Senai-PA), à Vale e tem parceria da Eletrobras-Eletronorte.

Parceiros – O PCT Guamá tem gestão da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, organização social sem fins lucrativos, criada por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a UFPA e a UFRA. Conta com aporte financeiro da Secti, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa).

 Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Banco da Amazônia, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), do Centro Internacional de Negócios-Fiepa, da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), do programa  Redes Inovação e Sustentabilidade Econômica, do Museu Paraense Emílio Goeldi e do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa).    

 

Texto: Solange Campos – ASCOM-PCT Guamá 

Fotos: Paulo Sena 

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados