Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Começa etapa de apresentação oral de planos de negócios no páreo para incubação no PIEBT-UFPA



Começa etapa de apresentação oral de

planos de negócios no páreo para incubação no PIEBT-UFPA

Duas empresas nascentes das áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação e Tecnologia Social deram partida na última segunda-feira (19) à etapa de apresentação oral dos planos de negócios pré-selecionados ao edital de fluxo contínuo do Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica (PIEBT) da Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará – Universitec-UFPA.

Nesta terça-feira (20) uma empresa na área de TIC e, dia 23, uma da área de Biotecnologia também farão suas apresentações para uma banca que avaliará a viabilidade de potencial inovador e econômica destes negócios candidatos ao processo de incubação no PIEBT-Universitec-UFPA.

Na tarde de segunda-feira, o empreendedor Ismaelino Junior, da TECHLIS (foto acima), apresentou projeto sobre  automação de laboratórios de análises clínicas de pequeno e médio portes. Na sequência, o empreendedor Alex Lobato (foto abaixo) apresentou o projeto Ajude com Palavras, solução em comunicação audiovisual que busca, por meio de mensagens solidárias e de motivação, humanizar mais a presença de pacientes em hospitais e clínicas.

Eles foram avaliados por uma banca que envolveu gestores e técnicos que trabalham com empreendimentos inovadores no Pará como o diretor-presidente do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), Antônio Abelém; Andréa Furtado, analista técnica da Universitec-UFPA; Maryellen Pinto e Cyani Quintella, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará (SEBRAE-PA); e Iara Neves, coordenadora do PIEBT-UFPA e presidente do Comitê Avaliação.

Na tarde desta terça-feira, o empreendedor Ramon Villar Monte Pantoja apresentará projeto da JRM2 Software e Serviços, que trata sobre o desenvolvimento de softwares de engenharia para leigos e técnicos destinado à prestação de serviços em engenharia elétrica. Na manhã do dia 23/1, a empreendedora Lucia Cristina Lobato de Moraes apresentará o projeto da Biocosméticos REV2, que envolve a produção de biocosméticos, utilizando como insumo a biodiversidade amazônica.

O resultado desta etapa final de avaliação será divulgado até as 18h do dia 26 de janeiro.As empresas aprovadas vão integrar o PIEBT-UFPA, programa que oferece apoio técnico e gerencial para a criação e/ou desenvolvimento de empresas que utilizam tecnologia como um dos seus principais insumos. Também serão contempladas pelas práticas resultantes do Termo de Cooperação Técnica e Intercâmbio Científico e Tecnológico estabelecido entre o PIEBT/Universitec e o PCT Guamá, que prevê a realização de ações conjuntas para o desenvolvimento de pesquisa e extensão em projetos, atividades e ações de cooperação, visando atividades de pesquisa, inovação e transferência de tecnologia, que objetivem a geração de produtos e processos inovadores.

Edital – Depois desta etapa de seleção, o edital do PIEBT-UFPA seguirá aberto, aguardando apenas a liberação de novas vagas, a outros empreendimentos interessados em passar pelo processo de incubação. Os formulários e demais informações encontram-se disponíveis aqui http://www.universitec.ufpa.br/index.php?option=com_content&;view=article&id=18&Itemid=141

Expertises – Em quase 20 anos de trajetória, o PIEBT/Universitec- UFPA, já apoiou mais de 40 empresas e projetos nas áreas de biotecnologia, produtos naturais, alimentos, cosméticos, dermocosméticos, fitoterápicos, energia, tecnologia da informação e comunicação e design. Entre as que estão instaladas na Incubadora, encontra-se a premiada Amazon Dreams.

Integrante da Agência de Inovação Tecnológica da UFPA, o PIEBT-UFPA oferece um espaço físico destinado a alojar temporariamente micro e pequenas empresas e a modalidade associação, quando a empresa não precisa da base física do programa e utiliza, assim como as residentes, os serviços de suportes técnico, gerencial e estratégico como cursos de capacitação gerencial, assessorias, consultorias e orientação na elaboração de projetos para captação de recursos.

PCT Guamá  O PCT Guamá tem gestão da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá (Fundação Guamá), organização social sem fins lucrativos, criada por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), a UFPA e a UFRA. Conta com aporte financeiro da Sectet, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa).

Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Banco da Amazônia, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), do Centro Internacional de Negócios-Fiepa, da Secretaria de de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, do programa  Redes Inovação e Sustentabilidade Econômica, do Museu Paraense Emílio Goeldi e do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa).

Texto: Solange Campos (Ascom-PCT Guamá)

Fotos: PIEBT-Universitec

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados