Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

MDIC lança programa de exportação no Pará


 

Na manhã desta segunda-feira, 16, o Ministério de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) realizou a cerimônia de lançamento do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) em Belém (PA).  O plano oferece ao setor produtivo ferramentas de capacitação, consultoria, inteligência comercial, entre outras, para impulsionar a economia brasileira por meio da inserção de empresas no comércio internacional.


Durante o evento, foram anunciadas duas ações do PNCE para o estado do Pará: o Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), que visa qualificar empresas para a exportação, e a Rodada de Negócios Brasil Trade, que gera às micro, pequenas e médias empresas oportunidades de comercializar seus produtos no mercado externo por meio de parcerias com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).


No Pará, o novo ciclo do PEIEX será executado pelo Parque de Ciência e Tecnologia Guamá. O programa contará com um monitor e três técnicos extensionistas que irão utilizar técnicas e métodos voltados à modernização e capacitação empresarial, por meio de inovações técnicas, gerenciais e tecnológicas, a fim de disseminar a cultura exportadora. “O principal objetivo é expandir a base exportadora do Estado, capacitando pequenos e médios empreendimentos para competir no mercado internacional. A execução do programa no âmbito do parque de ciência e tecnologia é estratégica porque fortalece o ambiente do empreendedorismo inovador no Estado”, afirma Antônio Abelém, diretor presidente do PCT Guamá. 

 


Os serviços oferecidos pelo PEIEX às empresas são gratuitos. Além de capacitar os empresários, o programa fornece informações que sinalizam aos agentes econômicos os esforços de médio e longo prazos que se deve empreender no sentido de operar mudanças no padrão de competitividade da região atendida.  “O investimento previsto é de R$ 1 milhão e a expectativa é que o programa atenda, pelo menos, 146 novas empresas, diversificando desta forma os destinos e as origens da exportação paraense”, afirma Adriana Rodrigues, coordenadora de competitividade da Apex Brasil.


Para garantir a execução do PNCE no Pará, foi formado um comitê gestor composto por instituições locais como a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e de Pesca (Sedap), a Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), a Fundação de Agricultura e Agropecuária do Pará, o Sebrae Pará e o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá.  


Texto: Ascom PCT Guamá com informações da Apex Brasil
Foto: Jobson Marinho (Ascom Fiepa) 

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados