Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Secretário do Ministério da Ciência e Tecnologia visita o PCT Guamá, em Belém

O secretário Nacional de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Álvaro Prata, visitou o Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá nesta quarta-feira (6). Durante o encontro, Álvaro Prata passou pelo Laboratório de Engenharia Biológica (Engebio), pelo Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia e pelo Laboratório de Óleos da Amazônia e conheceu as atividades propostas e realizadas por essas unidades de pesquisa.

No auditório do Espaço Inovação, o secretário ministrou a palestra “Possibilidades de Apoio do MCTIC às Instituições de Educação Superior e de Pesquisa no Estado do Pará”, na qual destacou a importância da relação entre educação, inovação e ciência.

“Não podemos nunca descuidar da importância do investimento na educação, pois isso sempre gera grandes frutos. É preciso avançar constantemente na produção do conhecimento com inovação e oferecer condições para que a sociedade evolua. Não há ciência sem educação e não há tecnologia sem ciência, bem como não existe inovação sem tecnologia. Essa relação é uma cadeia, um processo constante”, destacou Prata.

Durante a manhã, no Espaço Empreendedor do PCT Guamá, Álvaro Prata teve reunião técnica com a equipe da BioTec Amazônia e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet). Na ocasião, o titular do órgão, Alex Fiúza de Mello, fez a apresentação do trabalho que o Governo do Pará vem desenvolvendo na área de ciência, tecnologia, inovação e qualificação profissional no estado, no sentido de criar bases legais e estruturais para a consolidação das políticas públicas paraenses na área.

O secretário enfatizou a importância de saber usar os aparatos científicos e tecnológicos, no intuito de potencializar as cadeias produtivas paraenses, enfatizando o uso sustentável dos recursos naturais. “Na Amazônia, o uso da biodiversidade tem uma perspectiva estratégica, temos que ter total atenção com o uso inteligente, gerando uma economia sustentável”, explicou.

Durante a reunião, o consultor da BioTec Amazônia, Israel Ferfeman, apresentou o planejamento estratégico da organização social, suas estratégias, desafios e perspectivas. A BioTec-Amazônia foi selecionada, no final de 2017, por meio de edital de chamamento público, para gerir o programa paraense de incentivo ao uso sustentável da biodiversidade amazônica, o BioPará.

Considera-se “gestão do BioPará” um sistema inteligente de governança, voltado ao estímulo e apoio ao planejamento e desenvolvimento de uma economia dinâmica, fundada no uso sustentável da biodiversidade, com a devida e adequada base científica e tecnológica.

Estiveram presentes na reunião: Seixas Lourenço (diretor presidente), Sibele Caetano (diretora Administrativo-Financeira), Manoel Tourinho (assessor técnico), Luiz Antônio Barreto de Castro (consultor), Israel Ferfeman (consultor), Hélio Gomes (Inteligência Competitiva) e Sérgio Alves (assessor técnico) pela BioTec. Além de Alex Fiúza de Mello (secretário de Estado), Maria Amélia Enriquez (secretária adjunta), Marco Antonio Silva Lima (diretor de Ciência e Tecnologia) e Luiz Carlos Macedo Blasques (diretor de Educação Profissional e Tecnológica) pela Sectet.

*Com informações da Ascom/PCT Guamá

Por Fernanda Graim

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados