Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

PCT Guamá recebe INFODAY BELÉM, com oportunidades para a pesquisa e parcerias internacionais.

Capacitar pesquisadores e outros profissionais de inovação do Brasil, para que participem de editais do Horizonte 2020 (H2020) – programa de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) da União Europeia, foi o objetivo do evento Incobra InfoDay, realizado na última segunda-feira (25), em Belém. Organizado pelo Incobra (Increasing International Science, Technology and Innovation Cooperation Between Brazil and the European Union), em parceria com o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá e o Programa de Incubação de Empresas (Piebt), da Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará (Universitec), o evento teve mais de 80 participantes, incluindo pesquisadores, empresários e agentes de inovação do Estado.

A programação foi conduzida por representantes da Comissão Europeia, Euraxxes e do Incobra, e dividida entre apresentações do projeto Incobra e dos Programas Horizonte 2020 e Enrich Brazil. Contou, também, com treinamentos sobre oportunidades de participação e estratégias para encontrar parceiros internacionais.

Para Ana Carolina Gomes, palestrante do evento e consultora internacional da União Europeia, “a participação da Amazônia é de extrema importância, uma vez que a intenção é empoderar os agentes de pesquisa com essa carga de informações extremamente rica sobre os programas de cooperação, procurando selecionar chamadas bem específicas e trazendo um tutorial completo sobre como isso pode ser feito”.

Experiência – O evento também contou com a participação do presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém, que compartilhou a experiência de participar de projetos em parceria com a União Europeia. “Tivemos a aprovação recente do Projeto Novel Enablers for Cloud Slincing – Necos, que busca investigar e propor soluções inovadoras para desafios no provisionamento e gerenciamento de serviços baseados na Nuvem. O Horizonte 2020 significa a oportunidade de cooperação com pesquisadores europeus e o incentivo à geração de ideias inovadoras e de impacto, bem como o desenvolvimento de novas tecnologias”, ressaltou o gestor do PCT Guamá, para quem “este evento é um ganho para o Estado e para nossos pesquisadores, que recebem a oportunidade de tratar sobre linhas de financiamento disponíveis, formas de mapear essas oportunidades, e a submeterem a propostas potenciais para o Programa Horizonte 2020, além das oportunidades de networking”.

O Horizonte 2020 é um dos programas da União Europeia para Pesquisa e Inovação (P&I), que possui várias modalidades de investimento nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. Durante a programação, Goradz Weiss, gerente de Projetos, explicou em detalhes o programa e falou sobre a escolha dos temas, frisando a linha horizontal de pesquisa e a importância de temas de impacto social no mercado.

“Foi muito importante ver o interesse do público nessas afirmativas que o evento trouxe. E, ao mesmo tempo, é de extremo interesse da Europa cooperar com as pesquisas realizadas na Amazônia. Temas relacionados à biodiversidade, matérias-primas, minerais, saúde, ciências humanas, entre diversos outros, sempre tiveram linhas de estudo único na região”, argumentou Goradz Weiss.

Oportunidades – Laura Maragna, especialista em Ciência Política e agente da delegação da UE no Brasil, acredita que “a região tem um grande potencial, e o maior objetivo do evento é mostrar que existem várias oportunidades de realizar cooperações por meio desses programas, não somente com a Europa, mas com o mundo todo. Cada estado tem suas particularidades, e acreditamos muito no valor que a comunidade científica brasileira pode agregar a esses projetos colaborativos”.

Instituições paraenses também foram representadas no evento. Para Maria Amélia Enriquez,  secretária adjunta de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica, o evento representou um ótima oportunidade para que pesquisadores paraenses consigam avançar em suas pesquisas e intercâmbio. “Dentro de um cenário onde o Brasil anda retraído nos seus investimentos para a pesquisa, tratarmos sobre oportunidades de parcerias com a União Europeia é um ganho, tanto para nós, pesquisadores, quanto para todo o Estado”, afirmou.

Com informações da ascom Universitec.

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados