Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Portal Geocovid-19 garante o acesso a dados acumulados da pandemia no Brasil

O Portal Geocovid-19 combina recursos de geotecnologias com inteligência artificial para monitorar e prever a evolução da Covid-19 em território brasileiro. A Solved Soluções em Geoinformação, empresa residente no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, em Belém, integra a iniciativa em rede interinstitucional que reúne organizações acadêmicas (UEFS, UFBA, UESC, UNEB, IFBA e UFG); empresas emergentes de base tecnológica (Geodatin e Solved); e o MapBiomas, organização do terceiro setor.

O portal é alimentado pela base de dados do projeto Brasil.lo, a partir dos boletins divulgados diariamente pelas secretarias estaduais de saúde. A plataforma possibilita a visualização simultânea de dados em forma de tabelas, gráficos e mapas.

A execução envolve uma equipe multidisciplinar formada por cientistas de dados, geocientistas, pesquisadores em epidemiologia e saúde pública, físicos, engenheiros de computação, além de programadores e analistas.

Uma funcionalidade exclusiva do portal é o Modelo de Projeção Geoespacial, visualizado também sob a forma de tabelas, gráficos e mapas e contendo dois cenários hipotéticos: sem supressão de fluxo e com supressão de fluxo. Esses cenários representam a dinâmica de contágio entre municípios e são frutos de um modelo matemático epidemiológico do tipo SIR que estima, para cada município, a dinâmica populacional na propagação do contágio. Para cada dia de previsão do modelo, utilizou-se a rede de fluxo entre municípios para estimar a propagação dos casos.

Lançado inicialmente com os dados sobre a doença na Bahia, ainda no mês de março, quando o Ministério da Saúde reconheceu a transmissão comunitária do coronavírus no Brasil, o Geocovid-19 cresceu a partir da integração de outras iniciativas independentes que faziam monitoramento locais de dados, a exemplo da Solved, no Pará, e de pesquisadores do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig) da Universidade Federal de Goiás. A integração foi possível através da mediação do MapBiomas, iniciativa também multi-institucional, focada no mapeamento anual de uso e cobertura do solo no Brasil.

“A rápida visualização espacial da distribuição dos casos nos dá o poder de entender mais onde é preciso atacar o problema e também facilita o cruzamento dessa informação espacial com outras mais agregadas como população do município, leitos do SUS e do sistema privado de saúde, dados de viagem, número de diabéticos e hipertensos dos municípios, dentre outras“, informa Luis Sadeck, diretor de produtos da Solved.

Sobre o PCT Guamá – Resultante da parceria entre o governo do Pará e as Universidades Federal do Pará (UFPA) e Federal Rural da Amazônia (Ufra), o PCT Guamá foi o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na Amazônia. Ele tem como objetivo estimular a pesquisa aplicada, o empreendedorismo inovador, a prestação de serviços e a transferência de tecnologia para o desenvolvimento de produtos e serviços de maior valor agregado e fortemente competitivos.

Texto: Assessoria PCT Guamá com informações do Portal MundoGeo
Arte: Reprodução Portal MundoGeo

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados