Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Debatidas principais demandas das áreas de inovação e TIC


   

O 3º Seminário Grandes Desafios da Computação no Brasil encerrou suas atividades como um marco para a integração dos diversos setores que compõem o cenário de Inovação e Tecnologia da Informação e Comunicação no Brasil. Pela primeira vez, o evento reuniu , dias 15 e 16 de abril, na sede da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) em São Paulo, pesquisadores acadêmicos, empresários e representantes governamentais para debaterem o momento atual da computação no país e os desafios para os próximos anos.

Os debates entre representativos nomes do segmento terão como resultado a formatação de um relatório para ajudar a nortear ajustes nas políticas públicas e privadas, na elaboração de parcerias e projetos em sintonia com o mercado, novas diretrizes e condutas e produção de tecnologia avançada para a área de Inovação no país. O documento deve ficar pronto nos próximos meses, quando será realizado uma segunda fase do Seminário, para analisar e selecionar as propostas. Entre os principais objetivos do evento também estava o compartilhamento de modelos de criação de startups e debates sobre a urgente necessidade de formação de recursos humanos para atuarem na área de inovação.  

O Seminário foi promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, BRASSCOM (Brazilian Association of Information Technology and Communication Companies) e SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e teve abertura do Secretário de Política de Informática do MCTI, Virgílio Almeida. Em sua apresentação, o Secretário destacou a importância do evento para estabelecer redes de comunicação e melhorar o diálogo entre a indústria e os pesquisadores na área de inovação, de forma a entender melhor as demandas de cada um dos setores. A identificação dos problemas e dificuldades pode ajudar o governo na criação de políticas mais adequadas às necessidades do mercado.  

    “Este evento tem uma importância muito grande para a indústria e o governo. Vamos mapear as iniciativas dos setores e os grandes desafios da área. Também irá ajudar a diminuir a distância entre as empresas e a academia”, destacou o Secretário. “A área de TI é fundamental para avançar a produtividade de outros setores”. Virgilio destacou que esta edição do Seminário, além de reunir os três setores, deve ter resultado mais pragmático, com definição de propostas e metas, de acordo com a realidade do mercado. “Vamos fazer uma relação de temas de pesquisa relevantes para a indústria e desafiadores para a academia, de forma a promover o avanço competitivo e internacional da indústria de software e serviços”.

Paulo Roberto Cunha, presidente da SBC, também ressaltou a importância de se criar mecanismos de cooperação entre governo, indústria e academia, estabelecendo pontes para os três segmentos conversarem frequentemente. “O resultado do Seminário, que era exploratório sobre o cenário da computação, ficou muito acima das expectativas. Os palestrantes e convidados conduziram os debates para as reais necessidades do setor e deixaram clara a  necessidade de maior integração”. 

    O presidente da BRASSCOM, Antonio Gil, destacou que o evento foi realizado em um momento importante do segmento, no qual o país ocupa a 7ª colocação como maior mercado de TI do mundo, com faturamento de 123 bilhões de dólares, um setor não somente expressivo em tamanho, mas também sofisticado. “Se somarmos Tecnologia da Informação e Comunicação somos o 4º maior mercado do mundo, com faturamento na ordem de 235 bilhões de dólares. Mas, mesmo com tantos cases positivos, ainda temos muitos desafios e representamos apenas 5% do PIB nacional”. Para o presidente da BRASSCOM, a defasagem está no setor das pequenas e médias empresas,  na transparência governamental e nas áreas sociais, principalmente na educação.

     Além do secretário e dos presidentes da BRASSCOM e SBC, a abertura do evento ainda contou com as presenças de Carlos Alberto Pacheco, reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Roberto Maia, vice-presidente da ASSESPRO, Jorge Sukarie, presidente da ABES e Ruben Delgado, presidente da SOFTEX. Durante o evento foram realizados painéis sobre o sistema bancário brasileiro; centros de P&D; áreas chave (petróleo, energia e defesa), saúde; e debatidos os novos modelos contratuais de P&D, as estratégias de nuvem do Governo Federal e as possibilidades de parcerias entre universidades e empresas. 

Fonte: ASCOM-SBC

 

 

 

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados