Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

XXIV Seminário Nacional fortalece o movimento de empreendedorismo inovador no Brasil


XXIV Seminário Nacional fortalece o movimento de empreendedorismo inovador no Brasil

Depois de cinco dias de atividades, o XXIV Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas chegou ao fim, com dois marcos. Pela primeira vez na história dos eventos, estiveram presentes representantes de todas as unidades federativas do Brasil. Além disso, o público de 927 inscritos comprovou o crescimento do movimento do empreendedorismo inovador no país. “Tenho certeza de que saímos de Belém ainda mais motivados para retornar a nossas regiões, a nossos ambientes, e seguir trabalhando para transformar nosso país por meio do empreendedorismo e da inovação”, afirma a presidente da Anprotec, Francilene Garcia.

O diretor-presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém, destacou a qualidade técnica da programação, que envolveu diversos públicos do movimento de empreendedorismo inovador.  “O evento foi bastante positivo em capacitações que envolveram gestores, técnicos, empreendedores de startups e muito forte em network e compartilhamento de experiências entre pesquisadores do Brasil e da Europa”, declarou.

Com o tema “Fronteiras do empreendedorismo inovador: novas conexões para resultados”, a programação incluiu sete minicursos, uma mesa redonda, cinco sessões plenárias e o Fórum Sebrae de Inovação. A aproximação com parceiros também marcou a programação, com a realização do Fórum Abvcap & Anprotec e de diversas atividades relacionadas ao B.BICE+ – um projeto de cooperação técnica entre Brasil e países membros da União Europeia.

As sessões interativas abriram espaço para a troca de experiências entre gestores de incubadoras, dirigentes de parques tecnológicos e empreendedores, com a apresentação de artigos completos, curtos e boas práticas de empresas aprovados na Chamada de Trabalhos. Ao todo, foram 73 trabalhos apresentados em 12 sessões técnicas paralelas, uma pitch session e um fórum interativo.

Para o fundador da empresa Saldo Coletivo, Bruno Santos, de 29 anos, o seminário veio na hora certa. “Há dois meses trabalhamos intensamente em um novo produto, que será lançado no mês que vem. Durante o seminário conseguimos um parceiro e um cliente, além  do aprendizado e de muitos feedbacks positivos de potenciais investidores”, conta. A ideia do empresário consiste em uma plataforma online que auxilia credores a renegociarem valores com clientes em atraso, batizada de “Renegocie.me”.

O XXII Workshop Anprotec antecedeu a abertura oficial do Seminário e contou com cerca de  400 participantes nas discussões sobre estruturação e operação de parques tecnológicos e cross-inovation para incubadoras.

A próxima edição do evento será realizada em Cuiabá (MT) entre os dias 19 e 23 de outubro de 2015.

Seminário Nacional – O XXIV Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) em parceria com o Sebrae, teve a organização local da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Pará (Secti), pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e pelo Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá). O evento também tem parceria local do Serviço Nacional da Indústria no Pará (Senai-PA); Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Banco da Amazônia, Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa); Eletrobras-Eletronorte; Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Banco do Estado do Pará (Banpará), Fundação Amazônia Paraense de Amaparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa), Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e apoio institucional da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) , Comunidade Açaí Valley e Prodepa.

Texto: ASCOM-Anprotec e PCT Guamá.

Foto: Roberto Ribeiro.

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados