Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Laboratórios do PCT Guamá buscam certificação na Norma 17.025

 

Representantes dos laboratórios instalados e dos que estão em fase de implantação no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) começaram um processo que visa o credenciamento destes ambientes de pesquisa e inovação junto à Rede Metrológica do Rio Grande do Sul por meio do curso ”Sistema de Qualidade nos Laboratórios do PCT Guamá.” Os primeiros dois módulos ocorreram no período de 12 a 14 de dezembro.

Promovido pelo PCT Guamá, o curso foi ministrado pelo consultor Luiz Henrique Ferreira, da Rede Metrológica do Rio Grande do Sul, que envolveu os pesquisadores em grupos para estudar detalhadamente a Norma 17.025, que é usada em todo o mundo e aborda a competência técnica de laboratórios para a realização de ensaios e calibrações, incluindo amostragem.  Esta norma é aplicável a todos os laboratórios e deve ser utilizada para o desenvolvimento do seu sistema de gestão da qualidade, operações técnicas e administrativas.

Atualmente, indústrias e prestadores de serviço presentes no mercado possuem ou estão buscando a implementação da Norma 17.025 para laboratório devido às vantagens e benefícios trazidos com essa prática como, por exemplo, maior produtividade, diminuição nos desperdícios e maior satisfação dos clientes que contratam os serviços do laboratório; desenvolvimento e reconhecimento de sua competência técnica, atendendo as exigências de autoridades regulamentadoras; e padronização e harmonização dos ensaios e calibrações em nível internacional, aumentando a confiabilidade dos resultados emitidos.

Desafios – Para a coordenadora do Laboratório de Análise Físico-Química do Centro de Excelência e Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), Ana Rosa Duarte, os primeiros módulos foram fundamentais para conhecer a importância da certificação a partir da Norma 17.025. “Gostei do que aprendi e espero implementar esta norma no laboratório que coordeno, para garantir maior qualidade nos serviços que vamos oferecer”, declara.  

A primeira etapa do curso também atendeu a demanda de Gabriel Oliveira, coordenador de Consultorias e Serviços Tecnológicos da Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (Universitec-UFPA). Esta agência, em parceria com a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), disponibiliza uma reconhecida infraestrutura de pesquisa e laboratórios para consultorias e serviços tecnológicos. “Estes primeiros módulos do curso foram muito válidos para complementar os conhecimentos que tenho sobre a implementação desta norma e vão contribuir para o desenvolvimento das ações que a Universitec já desenvolve, visando aprimorar a prestação dos serviços dos laboratórios que estão disponibilizados à sociedade”, comenta.

Entre os desafios apontados pelo consultor Luiz Henrique Ferreira para a implementação da Norma 17.025 estão a elaboração da documentação necessária e a necessidade de maior autonomia jurídica para estes laboratórios definirem-se como prestadores de serviço. “Com exceção do laboratório de TIC, que tem uma norma específica, os demais laboratórios atuam com gestão de qualidade, operações técnicas e administrativas bem próximas das exigências da Norma, mas precisam de melhor estrutura operacional. O ‘guarda-chuva’ do PCT Guamá contribuirá com a instalação deles em espaços mais adequados às necessidades operacionais e para o estabelecimento de um núcleo de prestação de serviços específico para esses laboratórios, garantindo competitividade no mercado”, argumenta Luiz Henrique.

Expectativa – Em fevereiro de 2012, começa a segunda etapa do curso, que será direcionada à formação de auditores internos, a partir da  Nova Norma 19.011 de Auditorias e Sistemas de Gestão; e, posteriormente, a Formação de Avaliadores em Incerteza de Medição. “A primeira etapa do curso estimulou a vontade de enquadrar o laboratório onde trabalho dentro da Norma apresentada. Vou participar dos demais módulos e espero que credenciemos o laboratório para, futuramente, torná-lo referência nas análises que irá efetivar”, comenta Igor Alberto Gomes, assistente de pesquisa do Laboratório de Instrumentação para Produtos Agroindustriais, que está em fase de implantação no PCT Guamá.

Sob a gestão da Fundação Guamá, este parque de ciência e tecnologia é resultado de uma parceria entre a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e  a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Os laboratórios instalados e os que estão em fase de implantação são vinculados à UFPA, UFRA, Embrapa Amazônia Oriental e ao centro regional do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados