Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

PCT Guamá estará com infra total concluída em 2013

 

 

PCT Guamá estará com infra total concluída em 2013


As obras do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) estarão concluídas até julho de 2013. É o que garantiu o secretário de Infraestrutura e Logística para o Desenvolvimento Sustentável, Sérgio Leão, em reunião com os titulares das Secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof) e da Fazenda (Sefa). Na ocasião, o cronograma de obras foi apresentado pela empresa responsável pela obra e os ajustes orçamentários necessários à conclusão da obra foram acordados entre Sepof e Secti.

O PCT Guamá é um dos empreendimentos mais importantes do Pará e da região amazônica no que diz respeito ao desenvolvimento de soluções tecnológicas e à promoção da inovação, voltada ao aumento da produtividade e da competitividade do estado. Sua consolidação é uma das metas prioritárias previstas pelo Plano Diretor da Secti.

Atualmente, 99% das obras de infraestrutura básica – instalação elétrica, saneamento e calçamento – já estão finalizadas. Até setembro deste ano, será concluído o Laboratório de Qualidade do Leite e até dezembro, o Espaço de Inovação, que abrigará laboratórios multifuncionais de apoio à inovação para empresas de base tecnológica de vários setores e negócios inovadores de pequeno e médio porte. A Incubadora de Empresas, prédio destinado a abrigar as atividades de criação, crescimento e consolidação de empresas inovadoras, estará finalizada em junho de 2013.

Entre os laboratórios que estão em fase de implantação estão os de Óleos Vegetais e Derivados, Engenharia Biológica, Sensores e Sistemas Embarcados, Instrumentação para Produtos Agroindustriais, Qualidade do Leite e os Centros Agroalimentar de Compostos Bioativos da Amazônia e de Inovação Mobiliária.

Grandes instituições e empresas já fazem parte do parque tecnológico como a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), a Eletronorte, a Vale, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Centro de Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon).

O PCT Guamá  tem gestão da Fundação Guamá, por meio de parceria entre a UFPA, a UFRA e com aporte financeiro da Secti, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O Parque também tem apoio da Embrapa Amazônia Oriental, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará (Sebrae-PA), Eletrobras-Eletronorte, da Universidade do Estado do Pará  (Uepa) e do Museu Paraense Emílio Goeldi.


Texto: Ana Carolina Pimenta – Ascom Secti.

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados