Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Debate aponta caminhos para construir uma universidade mais sustentável

 

Debate aponta caminhos para construir uma universidade mais sustentável

 

Um debate enfocando questões sustentáveis a serem desenvolvidas na Universidade Federal do Pará (UFPA), a partir de pesquisas realizadas por servidores e de uma apresentação sobre o papel do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), marcou, na manhã desta terça-feira (5/6), o Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento reuniu servidores e a comunidade acadêmica da universidade no auditório do CAPACIT.

Participaram do debate “UFPA Sustentável: Caminhos para a Construção de uma Universidade Solidária e Sustentável” o diretor presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém; Bernadete Ribeiro da Costa, Assessora da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) e os técnicos da Prefeitura da Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto,  da UFPA, Adnilson Igor Martins da Silva, Gabriel Hiromite, Jaqueline Sarmento e Lúcia de Fátima Almeida,que apresentaram seus estudos, propondo soluções para construir uma universidade mais sustentável e solidária.

 Antônio Abelém ressaltou que é importante discutir a sustentabilidade no contexto amazônico. “Em função disso, a UFPA busca contribuir para uma mudança através do PCT Guamá. Os parques são a melhor maneira de unir a ciência à prática, produzindo conhecimento, inovação e projetos tecnológicos pioneiros”, comentou.

O PCT Guamá possui mais de 90% das obras de infraestrutura básica finalizadas e já tem instalado em sua área o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o Ceamazon (Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia) e o Laboratório de Alta Tensão da UFPA, que desenvolvem pesquisas e trabalhos nas áreas de meio ambiente, energia e conforto ambiental. Estão em fase de construção o Instituto Tecnológico da Vale, o Laboratório de Qualidade do Leite e o Espaço de Inovação, que receberá laboratórios e centros de pesquisas em áreas como biotecnologia, engenharia biológica, tecnologia da informação e comunicação. “Todos estes empreendimentos têm em comum o interesse em contribuir com um novo modelo de desenvolvimento para o estado do Pará, baseado na economia orientada à inovação sustentável”, comentou Abelém. 

Em suas falas, os debatedores destacaram a importância da presença da administração superior na elaboração de políticas voltadas para as questões ambientais dentro da Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto e a necessidade de integrar cada vez mais as unidades da universidade em prol de ações neste caminho. A gestão de resíduos sólidos, a captação de água da chuva para fins não potáveis e o levantamento de custos para a produção de água tratada na UFPA ou sua aquisição através da concessionária local pautaram as pesquisas apresentadas no debate.

A programação da Semana do Meio Ambiente da UFPA, iniciada nesta segunda-feira (4/6), será encerrada amanhã (6/6), com uma caminhada, que envolverá a comunidade acadêmica ao longo da via principal do PCT Guamá. A concentração ocorrerá, a partir das 8h, no Ceamazon (quarto portão da UFPA).

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados