Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Parque Tecnológico do Pará é tema de Fórum Nacional


Educação, investimentos e parcerias. Esses foram os principais eixos que nortearam as discussões do primeiro dia do Fórum Nacional que reúne Secretários Estaduais para assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e Presidentes das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa de todo o país. O evento teve início na última segunda-feira, (23/7), em São Luis, no Maranhão, com a presença da governadora do Estado, Roseana Sarney, do Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, entre outras autoridades. O Pará esteve representado pelo Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alex Fiúza de Mello.

Com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação como protagonistas do desenvolvimento sustentável”, o titular do MCTI apresentou um panorama das ações do Governo Federal voltadas à CT&I e destacou a necessidade de se investir em educação para o crescimento do país. “É necessário fazermos um ‘mutirão pela educação’ para que CT&I desempenhem um papel estratégico e possam conferir agilidade e competitividade ao Brasil no cenário mundial de maneira sustentável”, ressaltou.

A abertura oficial do Fórum ocorreu à tarde com a presença de diversas autoridades regionais e nacionais, entre eles, Odenildo Sena, presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti). Durante sua fala, o presidente criticou a falta de investimentos nos setores, principalmente na região Norte do país. “Vem acontecendo um corte de verbas para a área de CT&I no Brasil, e hoje, não temos nem 2% do PIB brasileiro destinados à área”, revelou.

A programação também contou uma discussão em torno da Política Nacional de Financiamento dos Parques de Ciência e Tecnologia e exposição de experiências trazidas pelos parques tecnológicos dos estados do Pará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Rio de Janeiro. A mesa foi coordenada pelo Secretário Alex Fiúza de Mello, da Secretaria Ciência, Tecnologia e Inovação do Pará (Secti-PA). O Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá (PCT Guamá) ganhou destaque com a apresentação de seu diretor presidente Antônio Abelém.

O Fórum Nacional Consecti e Confap segue até esta quarta-feira (25) e ainda discutirá as expectativas e os desafios para o desenvolvimento da ciência em diferentes panoramas, o papel das agências financiadoras para projetos de parques tecnológicos e a política nacional de software, entre outros assuntos.

 
Texto: Raphael Freire – Secti.

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados