Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Brasil e Europa debatem cooperação em ciência, tecnologia e inovação

Um espaço para discutir oportunidades de ações conjuntas entre Brasil e União Europeia com vistas à promoção do desenvolvimento sustentável da região amazônica. Assim foi o seminário “Floresta amazônica: meio ambiente e mudanças climáticas, cooperação em pesquisa e responsabilidade social corporativa – Parcerias e oportunidades”, que ocorreu nesta quarta-feira (24). O evento foi promovido pela Embaixada Real da Noruega e pela Delegação da União Europeia no Brasil, por meio do projeto Tour do Brasil, e coorganizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e pela Universidade Federal do Pará (UFPA).


Pesquisadores de diversas instituições de ciência e tecnologia do Pará, gestores públicos, representantes diplomáticos de países membros da União Europeia, entre outros, lotaram o auditório do Capacit, na UFPA, com a expectativa de fortalecer laços e consolidar projetos de cooperação em pesquisa e inovação.

Participaram da mesa de abertura o titular da Secti, Claudio Ribeiro; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, Emmanuel Tourinho; a embaixadora da União Europeia no Brasil, Ana Paula Zacarias; o embaixador da Noruega, Aud Marit Wiig; o embaixador da Bélgica, Jozef Smets, e a embaixadora da Romênia, Diana Radu. “Espero que este encontro em Belém seja uma oportunidade para que nossos pesquisadores, gestores e empresários possam estabelecer conexões para obter resultados no que tange ao uso sustentável dos recursos naturais e ao desenvolvimento socioeconômico de nossa região”, disse o secretário.

A programação foi composta por apresentação de projetos bem-sucedidos nas áreas de biodiversidade e mudanças climáticas, com destaque para o balanço de iniciativas que estão sendo desenvolvidas bilateralmente entre o Brasil e a União Europeia. “Acredito que nosso encontro possa se desdobrar em grande sinergia. Temos iniciativas concretas de cooperação internacional com foco estratégico no desenvolvimento sustentável da Amazônia e estamos seguros de que poderemos potencializá-las a partir de agora”, enfatizou Ana Paula Zacarias.

O secretário extraordinário do Programa Municípios Verdes, Justiniano Neto, apresentou um panorama atual sobre o programa de combate ao desmatamento, que já conta com o envolvimento de 104 municípios paraenses. O Municípios Verdes recebeu investimentos do Governo da Noruega. “As parcerias internacionais são muito bem-vindas”, reiterou.

Visita – Outra atividade integrante do seminário foi a visita dos embaixadores e técnicos das embaixadas da Holanda, Suécia, Áustria, Romênia, França e Itália ao Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá. Eles foram recepcionados pelo diretor-presidente do espaço, Antônio Abelém, que apresentou a infraestrutura, as empresas e instituições, os recursos alocados e o modelo de gestão do primeiro parque tecnológico em operação na Amazônia.

“Pelos interesses comuns, vislumbro amplas possibilidades de parcerias entre o PCT Guamá e os países membros da União Europeia. Já alcançamos muito nesses quatro anos de existência, mas sem dúvida a cooperação internacional intensificaria bastante nossos resultados”, disse Antônio Abelém.

Os visitantes elogiaram a iniciativa conjunta entre governo, academia e setor produtivo para construir um ambiente inovador na Amazônia e se mostraram muito interessados em estabelecer conexões a partir das potencialidades oferecidas pelo PCT Guamá. A eficiência energética foi uma das temáticas apontadas como possível geradora de parcerias. Neste sentido, foi sugerido um workshop específico para tratar do tema da produção, transmissão e distribuição da energia, com foco no desenvolvimento de projetos comuns.

 

Texto e imagens: Ana Carolina Pimenta – ASCOM-Secti. 

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados