Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Sectet e Fapespa apoiam criação de parque tecnológico sediado em Tucuruí

 


Com o objetivo de apoiar a constituição de um polo de Ciência, Tecnologia e Inovação no município de Tucuruí, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), com apoio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa), realizou a oficina de trabalho “Nucleamento do Parque Tecnológico de Tucuruí”.  O evento ocorreu na terça-feira (16), no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), e contou com a presença de representantes de diversas instituições públicas e privadas.

 

O titular da Sectet, Alex Fiúza de Mello, abriu o evento destacando o interesse do Governo do Estado em apoiar a criação de um ambiente regional de inovação sediado em Tucuruí. “Tucuruí já conta com pesquisadores dotados de uma cultura diferenciada, pautada pelo interesse na inovação e no empreendedorismo. A questão é o que deve ser priorizado e como otimizar a aplicação dos recursos já disponíveis para gerar negócios e captar novos investidores. É fundamental criarmos projetos-pilotos de sucesso, auto-sustentáveis, que possam atrair novos investimentos e inspirar o desenvolvimento de novos projetos”, ressaltou o secretário.

 

O presidente da Fapespa, Eduardo Costa, enfatizou que mais agentes institucionais precisam se envolver na iniciativa e, por isso, esse evento é importante, para ouvirmos como cada ator pode contribuir. “Quando estive em maio em Tucurui, me impressionei com o nível de organização dos pesquisadores em torno da sedimentação de um núcleo de pesquisa e empreendedorismo na região. Decidimos apoiar a iniciativa e ajudarmos na captação de parceiros por sabermos que é algo viável. O lançamento de editais regionais destinados a fomentar o conhecimento científico-tecnológico na região de Tucuruí é um exemplo concreto desse apoio”, disse o presidente.

 

O coordenador geral do Campus Tucuruí da Universidade Federal do Pará (UFPA), Marcelo Rassy Teixeira, apresentou o projeto do Parque de Ciência e Tucuruí, denominado Tecnolago. Pelo projeto, o polo ficará situado em uma área de 132.160 m quadrados, nas proximidades da eclusa e da sede da Eletronorte, e abrigará prédios administrativos, laboratórios prestadores de serviços e incubadora de empresas. Na ocasião, foram enaltecidas as potencialidades do município e da região, destacando a capacidade científica instalada, as vocações econômicas e os fatores socioculturais favoráveis. 

 

O reitor da UFPA, Carlos Maneschy, falou sobre as várias condições favoráveis para a criação do Tecnolago, como a presença de um corpo docente altamente qualificado, o interesse por parte de interlocutores estratégicos no governo do Estado e a proximidade física com a Eletronorte. Para o reitor, é preciso levantar as vocações regionais, estabelecer prioridades e definir os focos de ação.

 

O evento contou, ainda, com a presença de representantes e gestores das seguintes instituições públicas e empresas: Agropalma; Banpará; Basa; Codesei; Conjove; Instituto Tecnológico Vale; Faciapa; Parque de Ciência e Tecnologia Guamá; Prefeitura de Tucuruí; Sebrae; Sedap; Senai.

 

Encaminhamentos – Na parte da tarde a reunião prosseguiu na sede da Sectet, onde os participantes discutiram os próximos passos para o desenvolvimento do Tecnolago. O presidente da Fapespa, Eduardo Costa, sugeriu uma abordagem mais empresarial ao empreendimento, enaltecendo a possibilidade do Plano de Negócios do Parque ser feito em parceria com o Sebrae. “Com esse documento pronto, fica mais fácil buscar parceiros para dar andamento ao desenvolvimento do Tecnolago”, explicou o presidente.

 

Já o secretário Alex Fiúza de Mello afirmou que agendará um encontro entre os representantes do Campus Tucuruí da UFPA e os gestores das secretarias de estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP) e de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) para apresentação do projeto e do Plano de Negócios, que tem previsão para ser finalizado em agosto deste ano. “É o início de um longo diálogo de cooperação para gerar tecnologia e negócios no Pará”, disse Alex Fiúza de Mello ao término da reunião.

 

Texto: Ana Carolina Pimenta e Igor de Souza – Ascom Sectet

Foto: Alexandre Moraes – Ascom UFPA

 

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados