Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica reúne-se pela 1ª vez

 

Ocorreu, na manhã desta sexta-feira (14), a primeira reunião do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (CONSECTET), cujo objetivo é prestar assessoramento superior à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica na elaboração e execução de políticas públicas para o setor. O Conselho foi remodelado em 2015 para se adequar à nova composição da Secretaria e, a partir do novo regimento, passa a ser constituído por 26 representantes governamentais e da sociedade civil. 

O titular da Sectet e presidente do Consectet, Alex Fiúza de Mello, abriu a reunião destacando que o Conselho instituirá uma prática de consulta prévia e de supervisão periódica das principais ações da Secretaria. “Temos um Plano Diretor a seguir, mas vamos avaliar suas linhas de ação a todo momento, submetendo-as  ao Conselho para aprimorar nossas propostas, redefinir diretrizes quando necessário e, assim, legitimar nossa atuação no âmbito da Ciência, Tecnologia e Educação Profissional”, enfatizou o secretário. 

Cada membro presente recebeu uma síntese dos eixos estratégicos que compõem o Plano de C, T&I e Educação Profissional e Tecnológica, elaborado pela Sectet, com apoio de diversos agentes estratégicos. Entre os destaques previstos no planejamento está o apoio previsto à pesquisa e extensão focados em cadeias produtivas estratégicas. De acordo com o presidente da Fapespa, e vice-presidente do Consectet, Eduardo Costa, a iniciativa da Fundação de lançar editais regionais de pesquisa, focados nas demandas e potencialidades locais das cinco regiões do estado, vai ao encontro disso. “Por isso, peço o apoio dos membros deste Conselho para nos apoiar a formular, aprimorar e divulgar tais editais”.

Outro gestor presente na reunião foi o dirigente da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação (Prodepa), Théo Pires, que se comprometeu a elaborar um modelo – a ser apresentado em reunião futura do Conselho – capaz de viabilizar a meta de expansão das infovias do Navegapará. A ideia é promover, com o apoio dos membros do Consectet, ações que direcionem investimentos dos governos municipais, estadual e federal para a implantação da infraestrutura necessária à ampliação da conectividade em todo o estado. 

O reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Carlos Maneschy, saudou a criação do Conselho, definindo-o como de grande importância para o desenvolvimento científico-tecnológico do estado. “Se queremos que esse Plano de CT&I seja posto em prática, precisamos de instâncias políticas que dêem sustentação política para isso e o Conselho, como órgão consultivo e propositivo, poderá acompanhar a execução das ações do Plano de forma continuada, indiferente do término da gestão”. 

Para a secretária-adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Maria Amélia Enriquez, o Consectet pode atuar na promoção da interface entre a sociedade e os centros de pesquisa.  “Há demandas sociais urgentes que podem ser atendidas com o conhecimento sofisticado desenvolvido nas universidades. Precisamos nos unir e fazer essa ponte”, enfatizou. 

O secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Turismo, Joy Colares, falou sobre o grande interesse da Setur em se envolver com as atividades ligadas ao Conselho. “Tecnologia e inovação são elementos que precisam ser incorporadas ao turismo para torná-lo ainda mais relevante no cenário econômico do estado”.  

Além destes, compareceram ao evento gestores dos seguintes órgãos: Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Instituto Evandro Chagas (IEC), Instituto Federal do Pará (IFPA), Emater, Sebrae, Faepa, Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá). 

O regimento prevê, pelo menos, duas reuniões do Conselho por ano ou sempre que convocado pelo seu Presidente ou dois terços de seus membros. Confira o regimento completo aqui. 

Texto: Ana Carolina Pimenta (Ascom Sectet)

 

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados