Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Laboratório de Alta e Extra-Alta Tensão é inaugurado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá

Nesta sexta-feira, 2, foi inaugurado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) o Laboratório de Alta e Extra-Alta Tensão, ligado ao Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (ITEC/UFPA). Entre outras autoridades, a cerimônia contou com a presença do reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, da secretária adjunta da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), Maria Amélia Enriquez, do diretor presidente do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, Antônio Abelém, do representante da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Sergio Leser, e de empresas ligadas à área energética.

O laboratório conta com uma área construída de 1.153,7m² e cerca de R$ 16 milhões em investimentos. O Governo Federal, por meio da Finep, investiu mais de R$ 14 milhões na construção do prédio, aquisição e montagem dos equipamentos. O restante do investimento é proveniente da UFPA e do Governo do Estado, que investiu no asfaltamento da área de acesso ao laboratório.

“A estrutura pode ser comparada a laboratórios internacionais que são referência em alta e extra-alta tensão. Ele representa um marco para a região, possibilitando a formação de mão de obra qualificada e estimulando a pesquisa, além de facilitar o acesso dos empresários locais a ensaios importantes para garantir a qualidade dos equipamentos utilizados na transmissão e distribuição de energia”, informou o coordenador do laboratório, o prof. Dr. Marcus Vinicius Nunes.

“Somos um parque tecnológico relativamente jovem e ficamos muito satisfeitos e felizes de ter mais um laboratório para prestar serviços especializados para a sociedade, hoje vemos aqui uma síntese do que queremos para o Estado: o ensino e a pesquisa trabalhando junto com o setor produtivo para gerar inovação e renda para a região” comentou Antônio Abelém, o diretor presidente do PCT Guamá.

O Laboratório de Alta e Extra-Alta Tensão conta com uma estrutura moderna, com equipamentos provenientes da Suíça e dos Estados Unidos. Nele, equipamentos como geradores de impulso de tensão, impulso de corrente e fonte série ressonante são capazes de simular descargas atmosféricas para testar diferentes tipos de dispositivos utilizados em equipamentos de subestações de transmissão e distribuição, como cabos, isoladores, transformadores, para-raios, dentre outros. Com os testes, as empresas podem confirmar, antes de instalar o aparelho na rede elétrica, se os dados dos fabricantes condizem com a capacidade dos aparelhos e também podem analisar o desempenho de equipamentos com longo tempo de uso.

PCT Guamá – Construído em Belém, em uma área de 73 ha cedida pela UFPA e pela UFRA, o PCT Guamá é o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na Região Norte. A construção e consolidação do espaço são de responsabilidade do Governo do Pará, por meio da Sectet.

Além do Laboratório de Alta e Extra-Alta Tensão, o parque tecnológico conta com outros empreendimentos como o Laboratório da Qualidade do Leite, o Centro Regional Amazônia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CRA Inpe);  o Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon) e o Espaço Inovação, prédio que abriga laboratórios avançados de pesquisa e desenvolvimento que oferecem serviços variados para os setores público e privado, startups e empresas que tenham por essência o investimento em inovação.

Texto: Juliane Frazão – Ascom PCT Guamá
Fotos:  Alexandre Moraes – Ascom UFPA.

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados