Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

PCT Guamá e Prefeitura de Santarém reforçam diálogo sobre sobre inovação na região do Tapajós

Conhecer as atividades do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá e ainda discutir sobre a inovação na região do Tapajós, oeste do estado, foram objetivos da reunião entre o diretor-presidente Rodrigo Quites Reis, o secretário municipal de planejamento, desenvolvimento econômico, indústria, comércio e tecnologia de Santarém, Ronan Liberal, e a Presidente do Conselho da Mulher Empresária, órgão da Associação Comercial Empresarial de Santarém (Aces), Rosemary Fonseca.

No encontro realizado nesta quarta-feira (16) na sede da Fundação Guamá, gestora do parque, Quites apresentou a estrutura, projetos e resultados de trabalhos desenvolvidos no complexo e que são referência para outros ambientes de inovação na região amazônica, como o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), inaugurado neste mês de março, em Santarém, e opera como uma extensão do PCT.

O Ciat é resultado de uma parceria entre Aces e Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica do Pará (Sectet), por meio da Fundação Guamá, que viabiliza um ambiente completo no qual são desenvolvidos atividades de empreendedorismo, disponibilização de serviços especializados e descontos em serviços dos laboratórios residentes do PCT Guamá às empresas associadas ao Ciat.

“A Fundação e o PCT Guamá são referências em ciência e tecnologia na região Norte. O PCT como um recurso que permite o desenvolvimento de pesquisas e variadas tecnologias, e a Fundação como gestora, organizando e conectando pontos que promovem avanços e atendem demandas pertinentes, sempre com a sustentabilidade como base. Vamos levar ótimas ideias daqui para estreitar laços com a prefeitura e projetar benefícios à população do Tapajós”, comenta Liberal.

Fonseca avalia que a conexão com a Fundação Guamá pode permitir que iniciativas inovadoras alcancem outras regiões, e gerem benefícios à população. “Gerir um parque de ciência e tecnologia é complexo, e a Fundação Guamá tem feito isso com muita habilidade. Não apenas pela logística, mas também pelos projetos e conexões que fazem esse ecossistema ser sustentável e cada vez maior. O Ciat, em Santarém, é um exemplo disso. Há um movimento inovador que traz benefícios reais à sociedade com novos produtos, serviços e melhora de métodos de trabalho que economizam recursos sem deixar com que a performance seja prejudicada”.

“O contato com os representantes, respectivamente, das empresas de Santarém e da Prefeitura do Município é importante neste momento em que iniciamos a operação da nossa unidade em Santarém, o Centro de Inovação ACES Tapajós. Tivemos oportunidade de lhes apresentar o modelo de desenvolvimento promovido pelo PCT Guamá como principal hub de inovação da região e cujos serviços agora também estão disponíveis diretamente em Santarém”, comenta Quites.

O PCT Guamá – O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), que conta com a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e gestão da Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte do Brasil e tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.

Situado em uma área de 72 hectares entre os campi das duas universidades, o PCT Guamá conta com mais de 40 empresas residentes (instaladas fisicamente no parque), mais de 60 associados (vinculadas ao parque, mas não fisicamente instaladas), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, além de atuar como referência para o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, oeste do estado. 

Membro da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (IASP), o PCT Guamá faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados