Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

PCT Guamá firma parceria com Parques Tecnológicos de Viçosa e São José dos Campos para acelerar empresas

Foto: Ascom TecnoPARQ

O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, em Belém, o tecnoPARQ da Universidade Federal de Viçosa (UFV), no estado de Minas Gerais, e o Parque Tecnológico de São José dos Campos (PQTec), no estado de São Paulo, realizaram uma parceria estratégica para impulsionar o desenvolvimento de startups incubadas em suas unidades. O acordo foi oficializado durante a visita técnica realizada entre a última segunda-feira (05) e terça-feira (06) pelo PCT Guamá e PQTec ao tecnoPARQ.

Com duração de 36 meses, o projeto tem como objetivo criar programas conjuntos, ferramentas e atividades de apoio para facilitar a entrada e o crescimento no mercado nacional e internacional da comunidade acadêmica e dos empresários vinculados aos parques. Essas iniciativas visam promover a conexão com parceiros tecnológicos, estabelecer projetos conjuntos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e atrair novos investidores.

A parceria entre os três parques segue a exigência do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, que demanda que as instituições públicas de ciência e tecnologia estabeleçam uma Política de Inovação para promover a transferência de tecnologia e impulsionar a inovação no ambiente produtivo.

Diversas atividades e programas serão realizados de acordo com a disponibilidade de recursos e aprovação dos representantes envolvidos. Entre eles estão o intercâmbio de pesquisadores e empresários, a realização conjunta de pesquisas, inovação e empreendedorismo, a participação em eventos e workshops, programas acadêmicos e de empreendedorismo de curta duração, intercâmbio cultural e de economia criativa, cursos internacionais de treinamento, consultorias e assessorias colaborativas, além do desenvolvimento conjunto de ferramentas e atividades de apoio ao empreendedorismo e inovação.

Rodrigo Quites Reis, diretor presidente da Fundação Guamá, responsável pela gestão do PCT Guamá, expressou sua satisfação com o acordo, considerando-o um marco na história do parque. Segundo ele, a parceria permitirá o compartilhamento de experiências na gestão de programas e a conexão das empresas residentes para a melhoria de seus produtos e expansão para novos mercados. “Já estamos compartilhando experiências na gestão dos programas que executamos em nossos parques e vamos iniciar, de imediato, as conexões das nossas empresas residentes para que possam melhorar seus produtos e alcançar outros mercados”, comentou.

Jeferson Cheriegate, diretor geral do PqTec, destacou a sinergia entre as áreas de atuação dos três parques e acredita que a abertura de agendas de trabalho em conjunto proporcionará novas possibilidades de pesquisa, desenvolvimento, negócios e conexões inteligentes para o ecossistema empreendedor das regiões do Vale do Paraíba, Minas Gerais e Amazônia.

A diretora executiva do tecnoPARQ, Adriana Ferreira Farias, ressaltou a importância da conexão entre os Parques Tecnológicos de Viçosa, São José dos Campos e o PCT Guamá, enfatizando os benefícios em termos de troca de experiências, oportunidades de networking e fortalecimento

Sobre o PCT Guamá –  O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), que conta com a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e gestão da Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte do Brasil e tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.

Situado em uma área de 72 hectares entre os campi das duas universidades, o PCT Guamá conta com mais de 40 empresas residentes (instaladas fisicamente no parque), mais de 60 associados (vinculadas ao parque, mas não fisicamente instaladas), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, além de atuar como referência para o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, oeste do estado.

É membro da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (IASP).

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados