Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

PCT Guamá apresenta iniciativas do Cvacba no Festival do Chocolate e do Cacau

O Cvacba vai apresentar suas ações no evento no Hangar, de 26 a 29 de setembro

O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, em parceria com o Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia (Cvacba), laboratório da Universidade Federal do Pará (UFPA) instalado no complexo, apresentarão resultados de desenvolvimentos com cacau no Festival Internacional do Chocolate e do Cacau – Chocolat Amazônia e o Flor Pará 2024 – considerado o maior festival do segmento na América Latina – de 26 a 29 de setembro, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

“O Cvacba, assim como todos os laboratórios do PCT Guamá, possuem uma série de serviços que podem atender diversos setores da indústria em várias escalas. Este evento é uma oportunidade de mostrarmos como o laboratório trabalha no mais alto nível exigido, colaborando para o avanço da economia e ciência regional. O Pará é uma potência no que se refere ao cacau e o Cvacba uma referência”, comenta Milksom Campelo, gerente de tecnologia e mercados da Fundação Guamá, organização gestora do parque.

O Cvacba, especialista em serviços que possibilitam o controle de qualidade em produtos de origem vegetal nas áreas de ciência e tecnologia de alimentos, farmacêutica, química, biotecnológica, cosmetologia, dentre outras, promove o concurso de chocolates produzidos e comercializados pelos expositores do festival, feitos com amêndoas e/ou ingredientes principais provenientes da Amazônia.

Foto – Getty Images

O evento é uma realização do governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau). Com o objetivo de promover o chocolate de origem e impulsionar os negócios da cacuicultura do País, sobretudo o da Amazônia, o festival vai contar com 800 produtores de amêndoa de cacau, de plantas e flores, e empresas do ramo do chocolate.

IV Concurso de Chocolates de Origem da Amazônia

Estão abertas até o dia 26 de setembro as inscrições para o IV Concurso de Chocolates de Origem da Amazônia, que ocorrerá durante o Festival Internacional do Chocolate e do Cacau e Flor Pará 2024. Organizado pelo Cvacba em parceria com a Sedap, o concurso premiará os melhores chocolates produzidos com amêndoas de cacau da Amazônia. Empresas de todo o Brasil podem participar, desde que utilizem amêndoas da região. O concurso tem duas categorias: chocolate intenso e chocolate ao leite. Produtores do Pará têm 50% de desconto na inscrição. Além do chocolateiro, o produtor de amêndoas também será premiado, incentivando a qualidade na cadeia produtiva.

As inscrições podem ser feitas de três maneiras diferentes: presencialmente no Cvacba, no PCT Guamá, Avenida Perimetral da Ciência km 01, S/N, de 9h às 16h, por envio das amostras por transportadora ao Cvacba (as amostras devem ser entregues impreterivelmente até o dia 26) ou presencialmente no estande do PCT Guamá e Cevacba na data de abertura do festival. Informações: (91) 3201-7456 ou cvacba@gmail.com.

O Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia

Atua em áreas como bioprospecção de espécies e controle de qualidade de materiais de origem vegetal, com serviços de atividade residual enzimática, análises de cacau, chocolate e derivados, açaí, entre outros.

Projetos privados e públicos, vinculados ou não ao parque, podem acionar o PCT Guamá e seus laboratórios. Interessados devem entrar em contato pelo e-mail servicos@fundacaoguama.org.br ou pelos telefones (55) (91) 3321-8908 e 3321-8909.

Referência em inovação na Amazônia

O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), que conta com a parceria da UFPA, Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e gestão da Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte do Brasil e tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.

Situado em uma área de 72 hectares entre os campi das duas universidades, o PCT Guamá conta com mais de 30 empresas residentes (instaladas fisicamente no parque), mais de 60 associados (vinculadas ao parque, mas não fisicamente instaladas), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, além de atuar como referência para o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, oeste do Estado.

Membro da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (Iasp), o PCT Guamá faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados