Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Startup residente no PCT Guamá cria experiência virtual do Círio de Nazaré e conecta fé e tecnologia

A interação religiosa digital contará com elementos sensoriais e audiovisuais para simular a festa
Foto: Marcelo Souza / Agência Pará

O Círio reúne milhões de fiéis pelas ruas da capital paraense, Belém, em devoção à Nossa Senhora de Nazaré. A clássica procissão, realizada no segundo domingo de outubro, agora transcende as barreiras físicas e pode ser vivida digitalmente, por meio de uma experiência imersiva desenvolvida no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, que explora os sentidos e a fé do público por meio da tecnologia.

A experiência virtual foi criada pela Inteceleri, empresa do ramo da educação instalada no complexo. De acordo com Walter Junior, CEO da iniciativa, a proposta do projeto é encurtar distâncias e possibilitar às pessoas que não podem participar da procissão, por questões de saúde, por exemplo, a vivência de fé proporcionada pelo Círio. “Essa experiência vai possibilitar que a gente responda uma pergunta que muita gente nos faz: ‘como é o Círio de Nazaré para quem não conhece?’. É aí que entra a tecnologia, por meio das metodologias imersivas, como realidade virtual aumentada e vídeos em 360º, que traz um pouco da realidade da nossa maior festa para aproximar as pessoas da Nossa Senhora de Nazaré”, explica Walter.

A jornada virtual de fé, desenvolvida no PCT Guamá, ocorre no Aeroporto Internacional de Belém, no quiosque da Inteceleri. No local, o visitante pode viver a experiência por meio de um telão, ou fazer a imersão utilizando o MiritiBoard, que é o óculos de realidade virtual feito de fibra de miriti, e, com o auxílio do smartphone, ter a experiência da procissão digital.

Foto: Ayla Ferreira / Fundação Guamá

Já na Sala Transmídia da Casa de Cultura É Círio Outra Vez, localizada na Avenida Nazaré em Belém, a realidade virtual será reproduzida na programação do espaço, com recursos multissensoriais. “No trajeto virtual, o visitante irá sair da Igreja da Sé, descer a Castilho França, subir a Presidente Vargas e depois a avenida Nazaré até chegar na Basílica. O ambiente terá uma corda do círio, auxiliando o usuário a fazer o percurso com o som da procissão. Teremos também alguns cheiros do Pará, da procissão e das comidas do Círio de Nazaré no ambiente, como a maniçoba”, diz o empreendedor

Durante a procissão virtual, o usuário poderá se ajoelhar e fazer seus pedidos dentro do ambiente imersivo. “É a tecnologia conectando pessoas e a fé através de Nossa Senhora de Nazaré”, afirma Walter. No local também haverá um oratório, para pedidos e agradecimentos, que poderão ser feitos pelos visitantes fora da realidade virtual.

Transformação digital

Para Jorge Figueiredo, gerente de Empreendimentos Inovadores da Fundação Guamá, organização gestora do PCT Guamá, a sociedade contemporânea exige novas formas de se relacionar em um mundo digitalizado. A experiência virtual é uma forma de preservar e expandir a tradição do Círio de Nazaré. A iniciativa também serve como inspiração para outras empresas que atuam com inovação, mostrando que é possível criar soluções tecnológicas que também dialoguem com a cultura e as necessidades sociais.

Foto: Sérgio Moraes / Fundação Guamá

“Projetos como esse mostram que é possível unir tradição e modernidade, criando soluções inovadoras que dialogam com a identidade amazônica. Além disso, iniciativas desse tipo colocam em evidência a capacidade do PCT Guamá de ser um ambiente propício para o desenvolvimento de tecnologias que geram impacto social e cultural, promovendo o crescimento das empresas residentes e contribuindo para a visibilidade do parque como um polo de inovação”, ressalta.

Serviço

Local: Casa de Cultura É Círio Outra Vez, localizada na Avenida Nazaré, 422. O espaço é aberto ao público entre os dias 9 e 11 de outubro.

Horário: 10h às 17h. A entrada é gratuita.

Para participar da experiência imersiva da Inteceleri, é necessário agendamento prévio pelo aplicativo “É Círio Outra Vez”, disponível na Google Play e App Store.

Referência em inovação na Amazônia

O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), que conta com a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e gestão da Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte do Brasil e tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.

Situado em uma área de 72 hectares entre os campi das duas universidades, o PCT Guamá conta com mais de 30 empresas residentes (instaladas fisicamente no parque), mais de 60 associados (vinculadas ao parque, mas não fisicamente instaladas), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, além de atuar como referência para o Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém, oeste do Estado.

Membro da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (Iasp), o PCT Guamá faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.

Texto: Ayla Ferreira com supervisão de Sérgio Moraes

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados