Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Nota
Notícia
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Nota
Notícia
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

PCT Guamá garante suporte à modernização institucional do Ministério Público do Estado

Inovação pública será fortalecida com apoio do PCT Guamá
Foto: Sérgio Moraes – Fundação Guamá

O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, em Belém, terá papel estratégico na implantação dos novos Escritórios de Inovação e de Inteligência Artificial do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). A iniciativa integra um Acordo de Cooperação Técnica firmado nesta terça-feira (29) entre o MPPA e a Fundação Guamá, instituição de ciência e tecnologia responsável pela gestão do Parque, e visa acelerar a transformação digital no setor público.

Com infraestrutura especializada, empresas e laboratórios que atuam no desenvolvimento de soluções tecnológicas, o PCT Guamá será o ambiente de suporte técnico-científico para atividades como pesquisas aplicadas, projetos-piloto, formações, eventos e mentorias voltadas à modernização institucional do Ministério Público. O acordo prevê ainda a integração de membros e servidores do MPPA ao ecossistema do Parque, promovendo intercâmbios.

Diretrizes – As ações serão acompanhadas por um Comitê Gestor de Inovação e Inteligência Artificial, composto por representantes de ambas as instituições, e seguirão diretrizes de governança, compliance e proteção de dados, reforçando o compromisso com a transparência e a segurança jurídica.

Foto: Sérgio Moraes – Fundação Guamá

“A criação dos Escritórios de Inovação e de Inteligência Artificial no âmbito do Ministério Público reafirma o papel do PCT Guamá como catalisador de soluções que conectam ciência e gestão pública. Esse é um movimento estratégico, que coloca a inovação como ferramenta de impacto social real”, afirmou João Weyl, diretor-presidente da Fundação Guamá.

O procurador-geral de Justiça, Alexandre Tourinho, também destacou a relevância da iniciativa no processo de transformação institucional. “Essa é uma agenda que dialoga diretamente com o legado que o Pará quer apresentar ao mundo na COP 30: um estado que preserva sua floresta e seus saberes, mas que também produz conhecimento, forma profissionais de excelência e investe em tecnologia de ponta”, ressaltou.

Referência em inovação na Amazônia 

O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), com as parcerias da UFPA e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), e gestão da Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico da região Norte do Brasil, e visa estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável, a fim de melhorar a qualidade de vida da população.

Localizado às margens do Rio Guamá, que dá nome ao complexo, o PCT está situado entre os campi das duas universidades, e conta com um ecossistema rico em biodiversidade, estendendo-se por 72 hectares, destinados a edificações e à Área de Proteção Ambiental (APA) da Região Metropolitana de Belém.

O complexo conta com mais de 30 empresas residentes (instaladas fisicamente no Parque), mais de 40 associados (vinculados ao Parque, mas não fisicamente instalados), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos e uma escola técnica.

O PCT Guamá integra a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e International Association of Science Parks and Areas of Innovation (Iasp), e faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados

pt_BRPortuguese