Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Nota
Notícia
Residentes

Laboratório no PCT Guamá eleva padrão de serviços ambientais na Região Norte

Estrutura tem acreditação Inmetro e certificações ISO
Apresentação do laboratório durante sua inauguração / Foto: Ascom Fundação Guamá

Núcleo de Controle Ambiental (NCA), residente do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, inaugurou o Laboratório de Análises Ambientais (LAA), uma extensão que amplia a atuação dos serviços de engenharia e meio ambiente para os setores público e privado na Região Amazônica.

“O LAA, com acreditação junto ao Inmetro, pode realizar serviços relacionados à emissão de outorga de uso de recursos hídricos, monitoramento da qualidade da água subterrânea, superficial e tratada para consumo humano, lançamento de efluentes e caracterização de resíduos sólidos, em conformidade com a legislação brasileira. Além disso, poderá monitorar praias e igarapés destinados ao turismo amazônico, verificando se as águas estão aptas à balneabilidade, ou seja, se têm qualidade para recreação e lazer”, explica Neyson Mendonça, pesquisador e coordenador do NCA, vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA).

Parcerias que fortalecem o ecossistema

O Laboratório de Análises Ambientais vai atuar em parceria com a empresa Environ, especializada em gestão de negócios e desenvolvimento de projetos em Engenharia Ambiental, também residente do complexo de inovação do Pará. A colaboração fortalece e amplia o atendimento às empresas.

“A universidade chega até um limite, e a presença conjunta de duas entidades pode alcançar outros lugares que até então não era possível, principalmente na Região Norte, onde a dinâmica dos serviços é dificultada pela geografia e logística”, enfatiza Neyson.

O novo espaço do NCA atende a normas internacionais, legislações específicas de serviços ambientais e possui certificações ISO (International Organization for Standardization). “O laboratório já conta com a ISO 9001 (qualidade), ISO 4500 (saúde e segurança), ISO 14001 (meio ambiente) e ISO 17025 (competência de laboratórios de ensaio e calibração), acreditado pelo Inmetro para coleta e ensaios ambientais. Vamos solicitar a acreditação do NCA para todos os serviços do laboratório junto ao Inmetro. Assim, teremos um laboratório de referência no Estado para coleta de amostras de solo, sedimento, água, efluentes, áreas contaminadas, resíduos e pilhas — todos com acreditação, garantindo a legalidade dos serviços”, detalha Augusto Saraiva, diretor da empresa.

Os diretores João Weyl e Renato Frances, da Fundação Guamá, instituição de ciência e tecnologia que administra o parque tecnológico, prestigiaram a inauguração. “A parceria do NCA com a Environ agrega ao nosso ecossistema de inovação. A associação entre empresas e laboratórios é extremamente importante e potencializa o Parque. Temos exemplos de empresas que surgiram e ainda estão incubadas dentro de laboratórios. Aqui é um ambiente integrado, e essa relação entre o NCA, que tem especialistas, e a Environ, que tem expertise em certificação de serviços ambientais, é uma experiência inovadora. Espero que cresça e traga mais negócios para o PCT”, declara João Weyl, diretor-presidente.

Hito Braga, diretor do Instituto de Tecnologia da UFPA (Itec/UFPA), também participou da inauguração e destacou que o local vai atender necessidades do Estado. “Alguns experimentos que hoje são feitos em São Paulo poderiam ser realizados aqui. A criação desse laboratório vai permitir isso, tornando possível executar em Belém trabalhos que antes eram feitos em outros estados, com custo muito menor. O PCT está de parabéns por abrigar esse importante laboratório para a nossa Amazônia.”

Serviços no Pará

O NCA atua em áreas como recursos hídricos, saneamento, meio ambiente, monitoramento de solos e sedimentos, caracterização de resíduos sólidos e tratamento de águas e efluentes. Entre os serviços já realizados no Pará estão consultorias para avaliação da qualidade da água de Barcarena, elaboração de balanços de massa e cálculos de carga poluidora de empreendimentos públicos e privados, além de apoio técnico a pesquisas científicas em meteorologia e climatologia, especialmente para os setores de mineração, alimentos, saneamento e resíduos sólidos.

Segundo Neyson, o laboratório surgiu como iniciativa estratégica e inovadora no Estado do Pará, para desenvolver programas e projetos voltados ao saneamento ambiental na Amazônia, para a Amazônia.

Wagner Cardoso, gerente comercial da empresa Guamá Tratamento de Resíduos, destacou a importância dos novos serviços para o mercado. “Já temos parceria com a universidade e com o NCA, realizando estudos ambientais relevantes na área de gestão de resíduos. Agora, com um laboratório acreditado e capaz de prestar um serviço de qualidade, elevamos o nível para um padrão confiável, que o mercado e as grandes empresas esperam”, afirma.

O NCA está localizado no Espaço Inovação, prédio do PCT Guamá, no primeiro andar, salas 15 e 17.

Referência em inovação na Amazônia

O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), com as parcerias da UFPA e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), com a gestão da Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico da região Norte do Brasil, e visa estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável, a fim de melhorar a qualidade de vida da população.

Localizado às margens do Rio Guamá, que dá nome ao complexo, o PCT está situado entre os campi das duas universidades, e conta com um ecossistema rico em biodiversidade, estendendo-se por 72 hectares, destinados a edificações e à Área de Proteção Ambiental (APA) da Região Metropolitana de Belém.

O complexo conta com mais de 30 empresas residentes (instaladas fisicamente no Parque), mais de 40 associados (vinculados ao Parque, mas não fisicamente instalados), 17 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos e uma escola técnica.

O PCT Guamá integra a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e International Association of Science Parks and Areas of Innovation (Iasp), e faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados

pt_BRPortuguese