Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Treinamento em Sistema de Gestão de Qualidade envolve pesquisadores e empreendedores no PCT Guamá


 

 

Pesquisadores dos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento e empreendedores residentes e associados ao Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) e da Universidade Federal do Pará (UFPA) conheceram os conceitos e definições sobre sistema de gestão da qualidade, seus benefícios e interpretação dos requisitos ISO 9001:2008 – no treinamento Leitura e Interpretação da norma ISO 9001:2008. Sistema de Gestão da Qualidade, ministrado pelo Auditor Líder e facilitador Marcos José Gomes Viana, da consultoria Amazoncert.

 

O treinamento, iniciado na última quarta-feira (28) e encerrado nesta quinta-feira (29), completou as capacitações realizadas por meio de parceria do Programa Lab Business, da Unidade de Negócios do PCT Guamá, e o Laboratório de Sensores e Sistemas Embarcados (LASSE) da UFPA. No dia 27 foi ministrado o treinamento SCRUM – Metodologia para gestão de projetos tecnológicos, por meio do qual foi apresentada  metodologia de gerenciamento ágil de projetos (foto acima).

As capacitações envolveram os participantes em dinâmicas teóricas e práticas. “A interação do público foi essencial para gerar os resultados positivos e sensibilizar estes grupos a aplicarem as informações repassadas em seus cotidianos de trabalho e incentivá-los a buscar certificações”, declarou Marcos Viana (foto abaixo). O diretor-presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém (foto abaixo), destacou a importância dos representantes de laboratórios de pesquisa, desenvolvimento e inovação capacitarem-se para atender os requisitos de normas de sistema de gestão de qualidade. “Certificações como a ISO 9001 são diferenciais competitivos para o mercado e incentivamos os laboratórios a buscarem a excelência em seus serviços”, afirmou.


 

As interações dinâmicas durante as capacitações foram destacadas pelo pesquisador Adalberto Cavalcante de Melo, do Grupo de Pesquisa em Redes de Computadores e Comunicação Multimídia (Gercom-UFPA). “Gostei muito do planejamento e das práticas em grupo, onde podemos trocar experiências, informações e sanar dúvidas. O conhecimento adquirido vai ajudar em minha rotina na busca pela qualidade nos trabalhos desenvolvidos em nosso laboratório”, comentou.

O pesquisador Diego Azevedo Gomes, do Laboratório de Processamento de Sinais (LAPS-UFPA), considerou os treinamentos proveitosos pela possibilidade de aplicabilidade imediata de metodologias como o SCRUM. “A abordagem foi de fácil compreensão com exemplos práticos de empresas, que permitiram visualizarmos a aplicação das informações repassadas. Outro ponto positivo foi a interação dos participantes, que também permitiu a prática das metodologias apresentadas”, relatou.   

Lab Business – Alinhado às estratégias da unidade de negócios Guamá Business, que visa potencializar a gestão dos negócios inovadores presentes no PCT Guamá, o LabBusiness busca criar um ambiente profissional de negócios para os laboratórios de P,D&I instalados no parque. Entre os objetivos do LabBusiness estão a promoção da transferência de tecnologia e inovação aos clientes/empresas; a criação de um sistema de precificação e cobrança; adequação administrativa e jurídica a legislações que apoiam à prestação de serviços de laboratórios às empresas.

Parceiros – O PCT Guamá tem gestão da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá (Fundação Guamá), organização social sem fins lucrativos, criada por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), a UFPA e a UFRA. Conta com aporte financeiro da Sectet, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa).

Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Banco da Amazônia, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), da Secretaria de de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, do programa  Redes Inovação e Sustentabilidade Econômica, do Museu Paraense Emílio Goeldi e do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa).

Texto e fotos: Solange Campos – ASCOM PCT Guamá

 

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados