Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Palestras e Bazar reúnem empreendedores criativos no PCT Guamá


Empreendedores das áreas de artesanato sustentável, cultura alimentar, pintura e brinquedos infantis regionais participaram, na manhã desta terça—feira (9/12), de palestras sobre Economia Criativa, iniciativa do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) em parceria com a Incubadora Pará Criativo dentro da programação do Natal Cultural do PCT Guamá (foto acima), que inicia hoje também com um bazar que traz opções de presentes criativos e segue até o dia 11/12 no prédio Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), no parque paraense.

O histórico do conceito, o contexto e as práticas da economia criativa no mundo, no Brasil e no Pará foram apresentados por Manoel Ruy Secco (foto abaixo), coordenador de articulação institucional da Pará Criativo, na palestra Entendendo a Economia Criativa. “É um novo olhar repensado, com criatividade e inovação, para gerar riquezas culturais, sociais e econômicas”, definiu Secco. O palestrante também destacou como funciona uma cadeia produtiva criativa e o importante papel da cultura nesta economia do simbólico. “É a partir da cultura de cada país, região e cidade que são gerados os produtos criativos, que têm nesta diversidade sua identidade e principal matéria-prima”, mencionou.




 Os positivos indicadores que sinalizam um mercado em franco crescimento para a economia criativa também foram apresentados por Secco, que reforçou a importância dos empreendedores buscarem capacitação, trabalhar em rede e estarem atentos às oportunidades de negócios e de captar recursos para operacionalizarem seus empreendimentos. “Assim como em outros setores econômicos, é preciso buscar informação, conhecimento, se preparar como gestor e ter persistência”, concluiu.

 Na palestra Pitch: Inovação e Sustentabilidade – Oportunidade de Negócios Criativos com Resíduos Sólidos, Guilherme Repilla (foto abaixo), assessor cultural da Pará Criativo, cenógrafo e carnavalesco, falou sobre suas experiências com o reaproveitamento de materiais recicláveis para gerar artesanato criativo. “Transformamos resíduos sólidos, como garrafas pet, copos descartáveis e pneus, em artesanato criativo. Nossa intenção é também mostrar às pessoas como este processo é construído e os resultados positivos”, relatou.



 Promover mais iniciativas de fomento à economia criativa é uma das novas frentes do PCT Guamá, que será fortalecida a partir de 2015, de acordo com o diretor-presidente do parque paraense, Antônio Abelém. “A ideia é intensificar a parceria com a Pará Criativo, envolvendo mais empreendedores criativos na rede do PCT Guamá, porque observamos este mercado como bastante promissor para quem produz em nossa região, que é tão rica em diversidade e potencialidade cultural”, declarou.

 Para a empreendedora Marília Santos, que trabalha com chocolates regionais, as palestras contribuíram para o aprimoramento técnico em gestão. “Estas iniciativas apresentam uma visão melhor sobre o mercado, sobre como devemos nos posicionar para vender e crescer dentro e fora da nossa região e da necessidade da busca constante pela melhoria da qualidade em nossas produções”, disse.

A artesã Doris Cunha, da ilha do Combu, diz que o compartilhamento de conhecimento deve ser permanente. “Sempre participo de palestras sobre empreendedorismo e acho que este aprendizado ajuda bastante na prática das vendas em nossos negócios. As palestras e a oportunidade de participar do bazar cultural também nos aproximam de espaços que divulgam informações sobre inovação como o PCT Guamá e a Pará Criativo”, declarou.

 Para a design de produtos Mônica Ferreira,  do Movimento de Mulheres Empreendedoras da Amazônia (Moema), acompanhar as palestras e participar do bazar cultural incentivam o desenvolvimento do seu negócio. “Para mim, estas ações foram providenciais porque percebi, através dos conceitos apresentados, que eu já trabalhava, intuitivamente, como empreendedora criativa. Foi muito bom também conhecer o positivo contexto do mercado e saber da importância de trabalhar em rede”, afirmou.

 Natal Cultural – As palestras sobre economia criativa compõem a programação do Natal Cultural do PCT Guamá, que iniciou nesta terça-feira (9/12) e segue até o dia 11/12 com o Bazar Cultural (foto abaixo), das 9h às 18h, onde estão sendo comercializados artesanatos regionais e sustentáveis, pinturas, peças de decoração criativas, produtos natalinos, chocolates, licores e brinquedos regionais.





No dia 11/12, a partir das 8h, uma ampla programação cultural, envolvendo atividades teatrais, de dança, música, quadrinhos e audiovisual, será apresentada para 200 crianças de famílias das comunidades do entorno do PCT Guamá e atendidas pelos ambulatórios de autismo e dificuldade de aprendizagem, do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, que também receberão presentes doados por anônimos e parceiros da rede do PCT Guamá.


Visitantes – Empresários e pesquisadores que integram o grupo de 17 universidades e empresas brasileiras e europeias que desenvolverão nos próximos  dois  anos  o  projeto  “GLOBAL  ITV :  interoperabilidade  de  sistemas  de  TV interativos  e  híbridos  –  Uma  nova  proposta  de  avanço  para  o  futuro” visitaram no final da tarde desta terça-feira o PCT Guamá.

Eles estão participando de reunião de trabalho organizada pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e que envolve o Laboratório  de  Pesquisa  e  Experimentação  em  Multimídia  da  Assessoria  de  Educação  a Distância (AEDi),  o Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia do Instituto  de Letras e Comunicação  (ILC),  a  Faculdade  de  Computação  do  Instituto  de  Ciências  Exatas  e  Naturais  (ICEN),  o Laboratório  de  Computação  e  Telecomunicações  (LCT)  e  o  Laboratório  de  Planejamento  de  Redes  de  Alto Desempenho  (LPRAD),  estes  dois  últimos  vinculados  ao  Instituto  de  Tecnologia  (ITEC).

Na visita ao PCT Guamá serão recebidos pelo diretor-presidente, Antônio Abelém, que apresentará o parque paraense. Também visitarão o Bazar Cultural para conhecer os produtos criativos disponíveis.

Parceiros – O Natal Cultural do PCT Guamá envolve parceria de várias empresas e instituições ligadas às áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação como o Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), o Duo Classic, o Instituto Tecnológico Vale (ITV), o CB Engenharia, o Comando da 8ª Região Militar- 8ª Divisão de Exército, a equipe de transporte da Universidade Federal do Pará (UFPA), a Copem e doadores anônimos.

Rede – O PCT Guamá tem gestão da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, organização social sem fins lucrativos,  criada por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a UFPA e a UFRA. Conta com aporte financeiro da Secti, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa).

Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Banco da Amazônia, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), do Centro Internacional de Negócios-Fiepa, da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), do Programa  Redes Inovação e Sustentabilidade Econômica, do Museu Paraense Emílio Goeldi e do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa). 

 

 

Serviço

As doações de brinquedos, para crianças de 4 a 12 anos, podem ser feitas até o dia 10 de dezembro na Secretaria Executiva do parque paraense. Mais informações: (91) 3321-8900.

 

Texto e fotos: Solange Campos  – ASCOM PCT Guamá


Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados