Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
informacoes
informacoes
post
Filtrar por categoria
Associados
Laboratórios
Notícias
Residentes

Fale Conosco

Contato: (91) 3321-8900

Representantes de organismos públicos brasileiros e de países amazônicos conhecem o PCT Guamá



Representantes de organismos públicos

brasileiros e de países amazônicos conhecem o PCT Guamá


Representantes de organismos públicos brasileiros e de países amazônicos como Equador, Peru e Bolívia e do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal do Amapá (Unifap) participaram de visita técnica, na manhã desta quinta-feira (4/12), no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá ) em agenda organizada numa parceria entre o parque paraense e a organização do II Encontro Panamazônico de Educação Ambiental, que segue até esta sexta-feira na Universidade Federal do Pará (UFPA).

O modelo de governança, as iniciativas de atração de empreendimentos e os serviços em gestão de inovação, inteligência competitiva e captação de recursos do PCT Guamá foram apresentadas pelo diretor administrativo-financeiro do parque paraense, Márcio Roberto do Carmo Pereira , que também falou sobre as etapas de operacionalização, que visam a auto sustentabilidade do PCT Guamá (foto acima). “Estamos falando de um empreendimento com resultados para médio e longo prazos. Nosso planejamento prevê o ponto de equilíbrio financeiro do PCT Guamá para 7 anos e a ocupação parcial para um período de 10 anos”, comentou Pereira.




Na interface com os visitantes, o diretor administrativo-financeiro do parque paraense (foto acima) também destacou o papel de fomento, indução e apoio à transferência de tecnologia do PCT Guamá junto ao setor industrial. “Entre as ferramentas que viabilizam estas iniciativas está a rede social I Connect, que conecta as demandas tecnológicas de empresas com as soluções presentes em laboratórios de pesquisa, desenvolvimento e inovação e outras empresas de base tecnológica”, declarou  Pereira.

Depois da apresentação sobre o PCT Guamá, os participantes conheceram os empreendimentos e laboratórios, centros e institutos de pesquisa, desenvolvimento e inovação que estão em operação ou sendo implantados no parque paraense.


Rede – O PCT Guamá é o primeiro ambiente de empreendedorismo inovador tecnológico em operação na Amazônia.  Tem gestão da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, organização social sem fins lucrativos criada por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Conta com aporte financeiro da Secti, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa).

 Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), da Agência de Inovação da Universidade Federal do Pará (Universitec/UFPA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Banco da Amazônia, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), do Centro Internacional de Negócios-Fiepa, da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), do programa  Redes Inovação e Sustentabilidade Econômica, do Museu Paraense Emílio Goeldi e do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa).  

   

Texto: Solange Campos

Foto: Rodrigo Santos

Compartilhe:

Posts relacionados

Política de Privacidade

Termos de Uso

Fale conosco

©2024 Todos os direitos Reservados